Cadastro Unificado

Agora o cadastro de usuarios do site está unificado, isso significa que você não precisará mais fazer um novo cadastro a cada ano, ou ter um cadastro para o Congresso e outro para os Workshops.

Somente com o seu e-mail e senha, você terá acesso a todos os recursos restritos do site.



Login do Usuário

Não é cadastrado ainda?
Cadastre-se agora!

 
 



Desenvolvimento:

 

Artigos Selecionados
 

Ordenar por: e por:

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
DA GARANTIA E DIREITO À REALIDADE DA SALA DE AULA: A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EJA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP
Autores:
Alessandra Fonseca Farias
Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DO DESIGN COM RELAÇÃO AO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DOS ELEMENTOS CALIGRÁFICOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Autores:
Almir de Souza Pacheco
María Begoña Jordá Albiñana
Jimena Gonzáles Del Rio Cogorno
Karla Mazarelo Maciel Pacheco
Maria Daise Cunha Matos

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
TRAJETÓRIAS DE EXCLUSÃO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AFRODESCENDENTES
Autores:
Cleonice de Fátima de Souza

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
O DESAFIO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA
Autores:
Luzia Mitiko Saito Tomita

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
SABERES NECESSÁRIOS AOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ENSINO FUNDAMENTAL) PARA UMA ATUAÇÃO FUNDAMENTADA
Autores:
Maira Vanessa Bär
Elocir Aparecida Corrêa Pires
Vilmar Malacarne

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS NA EJA: ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO LIVRO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores:
Mallany Camargo Molina
Siumara Aparecida de Lima

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRESIDENTE PRUDENTE - SP: LUTA E DISPUTA TERRITORIAL EM FOCO
Autores:
Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti
Rafael Rossi

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NA VILA DA FRATERNIDADE EM PRESIDENTE PRUDENTE - SP: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autores:
Natália Del Bosque Peres
Rafael
Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti
Ingrid Juliana Guntzel

Área:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Título:
PERFIL DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CASCAVEL
Autores:
Tatiane Staub
Maira Vanessa Bär
Dulce Maria Strieder
Vilmar Malacarne

Área:
Educação e Arte
Título:
RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, NARRATIVA E A COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA.
Autores:
Adriana Rodrigues Suarez

Área:
Educação e Arte
Título:
O PROCESSO DO OLHAR, EM ÁGUA VIVA, DE CLARICE LISPECTOR
Autores:
Camila Marcelina Pasqual

Área:
Educação e Arte
Título:
O ENSINO DE ARTE COMO MEDIADOR DA COMPREENSÃO DAS CULTURAS LOCAIS E DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA LIBERTADORA.
Autores:
Katia Maria Roberto de Oliveira Kodama
Carolina
Barbara

Área:
Educação e Arte
Título:
SURREALISMO E UMA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Patrícia Silva de Oliveira

Área:
Educação e Arte
Título:
MÚSICA EM PROJETOS SOCIAIS: EDUCAÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS NA PERIFERIA DE UM CENTRO URBANO - INTEGRANDO DIFERENTES INSTITUIÇÕES COM VISTAS A UMA PARTICIPAÇÃO CONJUNTA.
Autores:
Renate Lizana Weiland
Lucas Fermino

Área:
Educação e Arte
Título:
AMPLIAR CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO ENSINO DA ARTE
Autores:
Sandra de Fatima Kruger Gusso

Área:
Educação e Avaliação
Título:
A AVALIAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NOS TEMPOS ATUAIS E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE
Autores:
Aparecida Garcia Dos Santos
Antonio Carlos Frasson

Área:
Educação e Avaliação
Título:
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Cristiane Maccari Somacal
Franciele Confortim Silva
Ediana Maria Noatto Belladeli
Maria Consoladora Parisotto Oro

Área:
Educação e Avaliação
Título:
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE
Autores:
Gilmar Dias
Aide Mara Bachtold Dias
Josefa Belarmina Dos Santos Irma
Luiza Soares Gondinho
Krisdilayne Lopes Pires

Área:
Educação e Avaliação
Título:
COMPREENSÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: A ÓTICA DO ALUNO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA.
Autores:
Graciete Tozetto Goes

Área:
Educação e Avaliação
Título:
IDEBINHO: UMA “NOVA” CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU
Autores:
Jean Carlos Gonzaga

Área:
Educação e Avaliação
Título:
TÉCNICAS ESTATÍSTICAS COMO RECURSO PARA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
José Gilberto Spasiani Rinaldi
Renata Portela Rinaldi
Elisa Tomoe Moriya Schlunzen

Área:
Educação e Avaliação
Título:
PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO NORTEADOR PARA ÁREA HOSPITALAR
Autores:
Juliana Ollé Mendes da Silva
Graciele de Matia
Ester Fogel Paciornik
Leandro Rozin
Pâmela Andressa Alves Ramos Pereira

Área:
Educação e Avaliação
Título:
PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO: O ENEM E SUA IMPLICAÇÃO NO CAMPO DE SABER DA HISTÓRIA
Autores:
Lisiane Costa Claro
Hardalla Santos do Valle

Área:
Educação e Avaliação
Título:
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS IMPACTOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Autores:
Maria do Rosário Flôr Bernardino
João Jorge Correa
Juliana Fátima Serraglio Pasini

Área:
Educação e Avaliação
Título:
OS DIFERENTES PROCESSOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Priscila de Ramos
Silvia Iris Afonso Lopes Semkiv

Área:
Educação e Currículo
Título:
HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO BRASIL E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO
Autores:
Antonio Pinheiro de Azevedo
Caroline Kraus Luvizotto

Área:
Educação e Currículo
Título:
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UEPG PARA A PRÁTICA DE JORNALISMO NA INSTITUIÇÃO: O CASO AGÊNCIA DE JORNALISMO
Autores:
Carlos Alberto de Souza
Paula Melani Rocha

Área:
Educação e Currículo
Título:
FOZ DO IGUAÇU: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO IDEB COMO ORIENTAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Autores:
Greiciane Pereira

Área:
Educação e Currículo
Título:
CURSO DE PEDAGOGIA EM DEBATE: REFLEXÕES SOBRE SEU CURRÍCULO
Autores:
Jaqueline de Morais Costa
Ercules Costa
Bernadete Silveira

Área:
Educação e Currículo
Título:
A GEOGRAFIA ESCOLAR E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: PERSPECTIVAS
Autores:
Lilian Maria Dos Santos

Área:
Educação e Currículo
Título:
O “APOSTILAMENTO” DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL: A AUTONOMIA ESCOLAR E DOCENTE EM XEQUE
Autores:
Mariana Padovan Farah Soares
Elba Geovana de Sousa Pinto
Mayara Faria Miralha
Vanessa Riedo
Silvio Cesar Nunes Militão

Área:
Educação e Currículo
Título:
CURRÍCULO, ACERVOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE MEMÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
Autores:
Mariana Rocha Zacharias

Área:
Educação e Currículo
Título:
EDUCAÇÃO: URUTAU NO CAPITALISMO?
Autores:
Marlene Lucia Siebert Sapelli
Karolina Siebert Sapelli Schadeck

Área:
Educação e Currículo
Título:
O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COMO COMPONENTE CURRICULAR
Autores:
Sandra Pottmeier

Área:
Educação e Currículo
Título:
A DESIGUALDADE SOCIAL E O MEIO ESCOLAR
Autores:
Vanessa Alessandra Pesck
Mario de Souza Martins

Área:
Educação e Ensino Profissionalizante
Título:
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: AS RUPTURAS E NOVAS PERSPECTIVAS DE GESTÃO
Autores:
Gislaine de Oliveira Prodomo Costa
Edilene Cristine Weffort Lourenço de Oliveira
Maisa Colombo
Lucia Maria Gomes Ferri
Ivone Tambelli Schmidt

Área:
Educação e Ensino Profissionalizante
Título:
O CONTEXTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE TÉCNICO EM ENFERMAGEM NO COLÉGIO PÚBLICO
Autores:
Terezinha Pelinski da Silveira
Erildo Muller

Área:
Educação e Infância
Título:
CONSTRUTIVISMO COMO PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO: UM AGENTE FACILITADOR NO DIA A DIA DO PROFESSOR
Autores:
Aide Mara Bachtold Dias
Gilmar Dias
Adriana Ambrosio
Josefa Belarmina Dos Santos Irma

Área:
Educação e Infância
Título:
A CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autores:
Andréa Lemes Lustig
Graciele Marques Dos Santos
Cristiana de Campos Silva
Waghma Fabiana Borges Rodrigues

Área:
Educação e Infância
Título:
CONSUMISMO INFANTIL: A CRIANÇA NO UNIVERSO DA MÍDIA
Autores:
Eliete Hul
Mario de Souza Martins

Área:
Educação e Infância
Título:
GARATUJA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Mariana Gobbo
Alfred Douglas Drahein

Área:
Educação e Linguagens Midiáticas
Título:
NOVAS MÍDIAS, NOVAS LINGUAGENS: OS NATIVOS DIGITAIS E A ESCOLA (AINDA) ANALÓGICA
Autores:
Airton Lorenzoni Almeida

Área:
Educação e Linguagens Midiáticas
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DO RÁDIO PARA A EDUCAÇÃO ONTEM E HOJE
Autores:
Carlos Alberto de Souza

Área:
Educação e Linguagens Midiáticas
Título:
TICS COMO RECURSO PARA MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS
Autores:
Francisléia Giacobbo Dos Santos
Dulce Maria Strieder

Área:
Educação e Linguagens Midiáticas
Título:
INTRODUÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOCIENTÍFICO NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
Autores:
Jéssica Aparecida Prandel
Antonio Liccardo
João Paulo Leandro de Almeida
Martha Raquel de Souza Batista
Adriana Uller Salviato

Área:
Educação e Linguagens Midiáticas
Título:
O PROCESSO DE GRUPO E O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Autores:
Neisa Maria Martins da Cunha

Área:
Educação e Linguagens Midiáticas
Título:
OS CONFLITOS NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA"
Autores:
Vanessa Raianna Gelbcke

Área:
Educação e Linguagens Midiáticas
Título:
UM ESTUDO COMPARATIVO DOS PROJETOS “DIÁRIO NA ESCOLA” E “LER PARA CRESCER"
Autores:
Zeneida Alves de Assumpção

Área:
Educação e Movimentos Sociais
Título:
MOVIMENTOS SOCIAIS E LUTA DE CLASSE
Autores:
Francielle de Camargo Ghellere
Sebastião Rofrigues Gonçalves

Área:
Educação e Movimentos Sociais
Título:
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SEM TERRA E A PEDAGOGIA EM MOVIMENTO
Autores:
Maria Edi da Silva Comilo
Francielle de Camargo Ghellere
Rozenilda Luz Oliveira de Matos

Área:
Educação e Movimentos Sociais
Título:
CONSTRUINDO UM CONCEITO DE CULTURA E COSMOVISÃO
Autores:
Mariana da Silva Gonzalez Encina

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS E OS PROCESSOS COGNITIVOS
Autores:
Adriana Ribeiro Negri

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
USO DAS TICS NO ENSINO SUPERIOR COMO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Autores:
Ana Paula Lima Marques Fernandes
Ronaldo Ribeiro Fernandes

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
ALFABETIZAÇÃO: A ESCOLA QUE (NÃO) DIFICULTA A APRENDIZAGEM
Autores:
Ângela Helena Bona Josefi

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
DOS ESQUEMAS PRÉ-VERBAIS AO CONCEITO: ALGUNS APONTAMENTOS À LUZ DE JEAN PIAGET
Autores:
Carla Andressa Placido Ribeiro de França
Amanda de Mattos Pereira Mano
Taislene Guimarães Guillen

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Carla Luiza da Silva
Clóris Regina Blanski Grden
Luciane Patrícia Andreani Cabral
Lídia Dalgallo Zarpellon
Lilian Mie Mukai Cintho

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
A FOBIA SOCIAL COMO FATOR LIMITANTE DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Darclei Matos
Mônica de Oliveira Costa
Aldalúcia Macêdo Dos Santos Gomes

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
INDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO PARTICULAR
Autores:
Eliane Netrebka Ramos
Wilson Ramos
Nilcelí Sayuri Izu Uno
João Luiz Kovaleski

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS
Autores:
Flávia Caroline Bedin
Henrique Emilio Zorel Junior

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
O ESPORTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA AUXILIAR NO PROCESSO DE SUPERAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR
Autores:
Glasiano Machado Coelho
Nezilda
Clóvis Marcelo Sedorko

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
RELAÇÕES INTERPESSOAIS: OBSERVAÇÃO EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR
Autores:
Iris Tomita

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA OU DISLEXIA
Autores:
Juliana Latyki
Miriam Adalgisa Bedim Godoy

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
A PRÁTICA ORAL NO ENSINO DE ESPANHOL
Autores:
Ligia Paula Couto
Daniela Terezinha Esteche Maciel

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
ENTRE TEORIA E PRÁTICA: O INTERCÂMBIO CULTURAL COMO FORMA DE APRENDIZAGEM
Autores:
Marcia Maria Dropa
Ana Flavia Dropa
Luana Traskos

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
AS LINGUAGENS E O TEATRO: A TRANSDISCIPLINARIDADE
Autores:
Mariana da Silva Gonzalez Encina

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
DISCURSOS E A RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA
Autores:
Silvane Kendzierski Fillus
Rejane Klein

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
O USO DOS JOGOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Tatiane Aparecida Lopes
Miriam Adalgisa Bedim Godoy

Área:
Educação e Processos de Aprendizagem
Título:
A APLICAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA NO ENSINO COMO FORMA DE DISSEMINAR CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Autores:
Wagner Andre Fagundes
Cristiano Marcondes Pereira
Ana Lúcia Crisostimo

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
ESCOLA INCLUSIVA: A BUSCA DA INCLUSÃO COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR
Autores:
Aide Mara Bachtold Dias
Gilmar Dias
Cristiane Lemos Gonçalves
Rivaldo Velasco Martins
Vera Lúcia de Oliveira

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE: ESTUDOS SOBRE A PERCEPÇÃO DO DISCENTE COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
Autores:
Aline Keryn Pin
Carmen Célia Barradas Correia Bastos

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
APOIO FAMILIAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR.
Autores:
Andrieli Alves da Cruz Santin
Anizia Costa Zych

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
PRODOCÊNCIA NA UEL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Angela Maria de Sousa Lima
Andreia Maria Cavaminami Lugle
Aline Cristian Guimarães Azevedo
Marilene Cesário
Regina Célia Guapo Pasquini

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
QUALIDADE DE VIDA: A FAMÍLIA EM FÉRIAS COM O PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN E A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO
Autores:
Claudilene Aparecida Pandorf
Cecilia
Ana
Elson Heraldo Ribeiro Junior

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DE UM ADOLESCENTE SURDO: REFLEXÕES A PARTIR DO FENÔMENO DA RESILIÊNCIA
Autores:
Elaine Gomes Ferro
Renata Maria Coimbra Libório

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
“FUTEBOL LITERÁRIO” – UM PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DE UMA BIBLIOTECA
Autores:
Fabio Vicente GonÇalves Queiroz
Tamara de Souza Campos

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
ATENDIMENTO EDUCACINAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Francisley Pimentel Fagundes
Patricia Vosgrau de Freitas

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
ENSINO INCLUSIVO, UM DESAFIO PARA O GESTOR EDUCACIONAL
Autores:
Maria Isabel Porto Tobias
Deise Cristina Dos Santos Marques
Jussara Calderare Gulineli

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O OLHAR DE UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA
Autores:
Paula Regina Cardoso Spolador Pimenta
Renata Portela Rinaldi

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
A INFORMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autores:
Priscila de Geus

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO INCLUSO NO ENSINO REGULAR: UMA VISÃO DOS PROFESSORES
Autores:
Rosane Valus Costa
Anizia Costa Zych

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
UMA CARTOGRAFIA VIVENCIAL DA ESCOLA A PARTIR DE RELATOS DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Autores:
Rosemeri Terezinha Ferreira da Rocha

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
EDUCAÇÃO: DISCIPLINAÇÃO E IDEOLOGIA EM ALTHUSSER E FOUCAULT
Autores:
Sandra Pottmeier
Leonilda Wessling

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS PARA O TDAH
Autores:
Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato
Cristina Rolim Chyczy Bruno

Área:
Educação e Processos Inclusivos
Título:
A ESCOLA REGULAR E OS PARADIGMAS DA INCLUSÃO
Autores:
Silvana do Nascimento
Ana Flavia Hansel

Área:
Educação e Relações Étnico-Raciais
Título:
PRECONCEITO E ESTEREÓTIPO: O QUANTO SE CONHECE SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
Autores:
Germana Ponce de Leon Ramírez
Elder Hosokawa
Mariana Priscila Koldinsky

Área:
Educação e Relações Étnico-Raciais
Título:
PIBID ESPANHOL UEPG: ESTUDO E APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO ENSINO DE ESPANHOL
Autores:
Ligia Paula Couto
Ione da Silva Jovino
Renan Fagundes de Souza

Área:
Educação e Relações Étnico-Raciais
Título:
DA EUROPA À TERRA DOS PINHAIS: NOTAS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS POLONESAS NO PARANÁ
Autores:
Luciana Kubaski

Área:
Educação e Relações Étnico-Raciais
Título:
EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: IMIGRANTES POLONESES NO PARANÁ
Autores:
Mario de Souza Martins
Nelsi Antonia Pabis

Área:
Educação e Relações Étnico-Raciais
Título:
IMAGENS DE PONTA GROSSA: REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS, INFÂNCIAS E RAÇA, DE 1880 A 1940
Autores:
Regina Aparecida Messias Guilherme
Ione da Silva Jovino
Miriã Richene de Goes

Área:
Educação e Relações Étnico-Raciais
Título:
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICORRACIAL DOS SUJEITOS NA RELIGIÃODE MATRIZ AFRICANA
Autores:
Renilda Aparecida Costa

Área:
Educação e Relações Étnico-Raciais
Título:
EDUCAÇÃO EAD E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA QUALIFICAÇÃO DOS GESTORES DO SUS.
Autores:
Terezinha Pelinski da Silveira
Rita de Cássia da Silva Oliveira

Área:
Educação e Relações Étnico-Raciais
Título:
A DIFERENÇA BANALIZADA: DISCURSOS DE INCLUSÃO DO NEGRO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
Autores:
Wellington Oliveira Dos Santos

Área:
Educação e Saúde
Título:
ALUNOS DE EJA, EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
Autores:
Adelar Aparecido Sampaio
Marcio Cossio Baez
Claus Dieter StobÄus
JoÃo Ricardo Gabriel

Área:
Educação e Saúde
Título:
EXAMES DE FUNÇÃO RENAL: CONHECIMENTO NO DIA MUNDIAL DO RIM
Autores:
Aline Scharr Rodrigues
Renata Lais Delezuk
Carlyne Lopata
Marlene Harger Zimmermann
Lilian Mie Mukai Cintho

Área:
Educação e Saúde
Título:
O PAPEL DO ENFERMEIRO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NA SEGURANÇA DO PACIENTE
Autores:
Bianca Machado Cruz
Jéssica Maiara Dvolatka
Julia Acordi Baumel
Maria Dagmar da Rocha
Sandra Maria Bastos Pires

Área:
Educação e Saúde
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM FOCO NO COMPORTAMENTO DE RISCO DE PARTICIPANTES DE UM PROJETO NA CIDADE DE PONTA GROSSA – PR
Autores:
Carla Luiza da Silva
Luciane Patrícia Andreani Cabral
Lídia Dalgallo Zarpellon
Fernanda Sabini Faix Figueiredo
Vanessa Gino de Castilho

Área:
Educação e Saúde
Título:
UTILIZAÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS OU DROGAS ILÍCITAS POR PARTICIPANTES DE UM PROJETO: A ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NESTA PERSPECTIVA
Autores:
Carla Luiza da Silva
Luciane Patrícia Andreani Cabral
Lídia Dalgallo Zarpellon
Caroline de Oliveira Pedroso
Stefanie Koch da Rocha

Área:
Educação e Saúde
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ALEITAMENTO MATERNO - CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM (CPE)
Autores:
Caroline de Oliveira Pedroso
Thais Suzana Weise
Rayne Azevedo Gomes
Ana Paula Xavier Ravelli

Área:
Educação e Saúde
Título:
MOTIVAÇÃO E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTSAL.
Autores:
Clóvis Marcelo Sedorko
Alberto Inácio da Silva
Diego Petyk de Sousa

Área:
Educação e Saúde
Título:
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA VIABILIZADORA DA AÇÃO EXTENSIONISTA
Autores:
Danielle Bordin
Cristina Berger Fadel

Área:
Educação e Saúde
Título:
RELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS
Autores:
Diego Polese
Alberto Inácio da Silva

Área:
Educação e Saúde
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE À EQUIPE DE ENFERMAGEM
Autores:
Gisele Ferreira Paris
Priscila Martha Martins
Lídia Dalgallo Zarpellon
Maria Dagmar da Rocha
Clóris Regina Blanski Grden

Área:
Educação e Saúde
Título:
COMITÊ DE GESTÃO DE RISCO: CONHECIMENTO ESSENCIAL NAS ORGANIZAÇÕES EM SAÚDE
Autores:
Joseane Quirrenbach
Maria Dagmar da Rocha
Sandra Maria Bastos Pires
Bianca Machado Cruz

Área:
Educação e Saúde
Título:
A COLÔNIA BLUMENAU E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS
Autores:
Leonilda Wessling

Área:
Educação e Saúde
Título:
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PARTICIPANTES DE ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE HIV/AIDS EM PONTA GROSSA - PR
Autores:
Lídia Dalgallo Zarpellon
Carla Luiza da Silva
Luciane Patrícia Andreani Cabral
Genyle Regina Santos Alvarez
Julia Luiza da Costa Pereira

Área:
Educação e Saúde
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES NAS UNIDADES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PR
Autores:
Lídia Dalgallo Zarpellon
Angelis Aparecida de Lima
Gisele Ferreira Paris
Izabel Cristina Meister Coelho
Caroline Gonçalves Dos Santos

Área:
Educação e Saúde
Título:
SAL: INIMIGO MEU
Autores:
Lívia Sanches Toledo
Fulton Carlos Teixeira Ribeiro
Juliane Priscila Diniz
Paula Jimena Diniz
Luís Guilherme Sachs

Área:
Educação e Saúde
Título:
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DO HIV/AIDS, A ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NESTA PERSPECTIVA
Autores:
Luany Caroline Adamovicz
Bianca Fontana Aguiar
Luciane Patrícia Andreani Cabral
Lídia Dalgallo Zarpellon
Carla Luiza da Silva

Área:
Educação e Saúde
Título:
A LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA APREENSÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ENTEROPARASITOSES
Autores:
Luciana Aquiles Sleutjes
Rosilda Aparecida Kovaliczn

Área:
Educação e Saúde
Título:
EDUCAÇÃO E SAÚDE: DIA MUNDIAL DO RIM
Autores:
Marlene Harger Zimmermann
Caroline Gonçalves Dos Santos
Clóris Regina Blanski Grden
Eva Aparecida Almeida
Aline Scharr Rodrigues

Área:
Educação e Saúde
Título:
EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: OLHAR DA EQUIPE DE SAÚDE
Autores:
Paula Souza de Freitas
Marlene Harger Zimmermann
Eva Aparecida Almeida
Caroline Gonçalves Dos Santos

Área:
Educação e Saúde
Título:
A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM AMBULATÓRIO HOSPITALAR
Autores:
Rosilea Clara Werner
Elaine Ferreira Santos
Maria Cristina Carriel
Taynara de Almeida Tomal

Área:
Educação e Trabalho
Título:
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NAS PRODUÇÕES DA ANPED: O “GT 9” EM FOCO
Autores:
Andrey Luise Vieira Portela
Carina Alves da Silva Darcoleto

Área:
Educação e Trabalho
Título:
INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO, TRABALHO E ENSINO MÉDIO
Autores:
Angela Maria de Sousa Lima
Murillo Van Der Laan
Angélica Lyra de Araujo
Nilda Rodrigues de Souza

Área:
Educação e Trabalho
Título:
PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA AO CONTEXTO REAL DO MERCADO DE TRABALHO
Autores:
Mauricio Zadra Pacheco
Diolete Marcante Lati Cerutti
Idomar Augusto Cerutti
Ezequiel Gueiber
Luciano Mathias Döll

Área:
Educação e Trabalho
Título:
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E COMPETÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO ANDRAGÓGICA
Autores:
Pauline Balabuch de Goes
Luiz Alberto Pilatti

Área:
Educação e Trabalho
Título:
EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CIENTÍFICA DA PEDAGOGIA
Autores:
Vanessa Cristiane Corrêa
Vanessa Raianna Gelbcke
Renata Manczur Torres

Área:
Educação para Paz
Título:
PRÁTICAS ESCOLARES: RUMO A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA PAZ
Autores:
Carla Maria Miara

Área:
Educação para Paz
Título:
A IMPORTÂNCIA EM DESENVOLVER ATIVIDADES PARA CULTURA DE PAZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Elaine Maria Szczerepa
Luis Alberto Gottwald Junior
Rosa Emília Trizotto de Oliveira4
Mateus Tomás Szczerepa

Área:
Educação para Paz
Título:
REFLEXÕES SOBRE BULLYING: COMO ESTIMULAR AÇÕES PARA QUE OS CONFLITOS SEJAM RESOLVIDOS SEM VIOLÊNCIA
Autores:
Gilmar Dias
Aide Mara Bachtold Dias
Elviele do Couto
Fabiane da Luz Vaz
Giselda Gomes da Costa

Área:
Educação para Paz
Título:
BULLYING NA ESCOLA: PENSAR A PREVENÇAO
Autores:
Patrícia Stadler
Mario de Souza Martins

Área:
Educação para Paz
Título:
A CULTURA DA VIOLÊNCIA E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ
Autores:
Wilson Cristovam
Lucia Maria Gomes Ferri
Ivone Tambelli Schmidt
Alessandra Fonseca Farias

Área:
Educação Social e Popular
Título:
PROJETO DE EXTENSÃO TURISMO E COMUNIDADE: MECANISMOS DE DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO TURÍSTICA
Autores:
Ariadene Caillot
Ana Cristina Costa Siqueira
Tatiane Konig da Silva
Giuliano Trobia
Marcia Maria Dropa

Área:
Educação Social e Popular
Título:
O TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL, ESTADO DO PARANÁ E OS PROGRAMAS DE ATENDIMENTO
Autores:
Cleide Ferreira da Silva
Mario de Souza Martins

Área:
Educação Social e Popular
Título:
O IMPACTO SOCIAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Autores:
Fabiane Carniel
Caroline Kraus Luvizotto

Área:
Educação Social e Popular
Título:
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DO TRABALHO DO EDUCADOR SOCIAL
Autores:
Joselaine de Araujo
Caroline Kraus Luvizotto

Área:
Educação Social e Popular
Título:
OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO
Autores:
Lisiane Costa Claro
Rossana Daniela Cordeiro Leiria
Vilmar Alves Pereira

Área:
Educação Social e Popular
Título:
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA TEORIA DO COTIDIANO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Autores:
Sandra Aparecida Machado Polon
Miriam Adalgisa Bedim Godoy
Rejane Klein

Área:
Educação Social e Popular
Título:
O PAPEL DOS MONITORES NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL-PETI
Autores:
Sandra Aparecida Machado Polon

Área:
Educação Socioambiental
Título:
HORTA ESCOLAR COMO ELEMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:
Adelar Aparecido Sampaio
Marinez Carpinski
GlÁucia Cristina Moreira

Área:
Educação Socioambiental
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: GINCANA REALIZADA PELO PROJETO RONDON EM APICUM - AÇU - MA
Autores:
Beatriz Fernandes Correa
Giovana de Godoy Macedo
Adelaine Ellis Carbonar Dos Santos
Talita Cristina Carvalho Pinheiro Ruthes

Área:
Educação Socioambiental
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SOB UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLIAR
Autores:
Célia Rejane Gonçalves
Siumara Aparecida de Lima

Área:
Educação Socioambiental
Título:
DEGRADAÇÃO NO CURSO SUPERIOR DO RIBEIRÃO SÃO FRANCISCO EM DECORRÊNCIA DO LIXO
Autores:
Edinéia Vilanova Grizio-orita
Nelson Vicente Lovatto Gasparetto

Área:
Educação Socioambiental
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO À POLUIÇÃO AMBIENTAL E INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS NO CULTIVO DE FUMO.
Autores:
Eva Aparecida Almeida
Marlene Harger Zimmermann
Lilian Mie Mukai Cintho
Caroline Gonçalves Dos Santos
Paula Souza de Freitas

Área:
Educação Socioambiental
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO POR MEIO DO ESTUDO DO SOLO
Autores:
Fátima Furmanowicz Brandalize
Suellen Chemim de Almeida

Área:
Educação Socioambiental
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE À EQUIPE DE ENFERMAGEM
Autores:
Lídia Dalgallo Zarpellon
Gisele Ferreira Paris
Priscila Martha Martins
Maria Dagmar da Rocha
Clóris Regina Blanski Grden

Área:
Educação Socioambiental
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
Autores:
Luzia Mitiko Saito Tomita
Jeani Delgado Paschoal Moura
Patrícia Fernandes Paula Shinobu

Área:
Educação Socioambiental
Título:
POSSIBILIDADES DE TEMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DOS PARQUES URBANOS DE PONTA GROSSA, PARANÁ.
Autores:
Martha Raquel de Souza Batista
Isonel Sandino Meneguzzo
Jéssica Prandel

Área:
Educação Socioambiental
Título:
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA MEDICINA: COLABORAÇÕES DE ANTÔNIO FERREIRA DE ALMEIDA JÚNIOR
Autores:
Michele Metelski

Área:
Educação Socioambiental
Título:
ROBÓTICA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA PARA O REUSO DO LIXO ELETRÔNICO EM UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autores:
Tatiana Montes Celinski
Diolete Marcante Lati Cerutti
Victor Geotge Celinski
Idomar Augusto Cerutti
Frederico Guilherme de Paula Ferreira Ielo

Área:
Educação Socioambiental
Título:
UMA INVESTIGAÇÃO DA INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE
Autores:
Tatiane Dobrzanski
Charles Carvalho

Área:
Educação, Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
A ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PLÁGIO
Autores:
Agrazielle Ferreira Galvão

Área:
Educação, Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
EXPERIENCIAÇÕES NO ESPAÇO TEMPO DA SALA DE AULA: A TECNOLOGIA A FAVOR DA INTEGRAÇÃO DOS SABERES
Autores:
Andre Luis Castro de Freitas
Luciane Albernaz de Araujo Freitas

Área:
Educação, Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA COMO AUXÍLIO PARA PRÁTICAS DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Lurdes Nestor
Mario de Souza Martins

Área:
Educação, Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONHECENDO PERFIL DO ALUNO
Autores:
Marinaldo José Gaspareto
Maristela Tatiane Bassani Gaspareto

Área:
Educação, Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
O HIERÓGLIFO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL: REIFICAÇÃO E SUPERAÇÃO
Autores:
Natalia de Lima Bueno

Área:
Educação, Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
O USO DE LEDS PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CORRENTE ELÉTRICA NA CARGA E DESCARGA EM CAPACITORES NO CIRCUITO RC
Autores:
Romeu Nunes de Freitas

Área:
Educação, Ensino de Ciência e Tecnologia
Título:
O ENSINO DE FILOSOFIA: DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE HUMANA
Autores:
Sebastião Rofrigues Gonçalves
Francielle de Camargo Ghellere

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
HISTÓRIA ORAL E A TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS
Autores:
Adriana Mika
Mario de Souza Martins

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
AS CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO GRAU DE ESCOLARIZAÇÃO NAS SOROPOSITIVAS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE, SP.
Autores:
Arilda Ines Miranda Ribeiro
Jaqueline de Andrade
Keith Daiani da Silva Braga

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
MEMÓRIA E INTIMIDADE TUTELADA: CONSTRUINDO UMA NOVA MEMÓRIA ATRAVÉS DO PROCESSO PEDAGÓGICO
Autores:
Elisa Maria Dos Anjos

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
O CONTRIBUTO DO GÊNERO FEMININO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP (1925-1938)
Autores:
Jorge Luís Mazzeo Mariano

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
A MÍDIA COMO POSSÍVEL ESPAÇO DE EDUCAÇÃO INFORMAL NO ENSINO DA EDUCAÇÃO SEXUAL
Autores:
Josiane da Silva Quirino
Álvaro Lorencini Júnior

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
NARRATIVAS PROFESSORAIS E HOMOFOBIA: ESTUDO DOS LIVROS DE OCORRÊNCIA ESCOLAR
Autores:
Keith Daiani da Silva Braga
Arilda Ines Miranda Ribeiro

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
ESCOLA E SEXUALIDADE: PERFIL E CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Lauro Tozetto Neto

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA TERCEIRA IDADE: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO AFIRMAÇÃO DE CIDADANIA - UATI
Autores:
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida
Rita de Cássia da Silva Oliveira

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA
Autores:
Tatiane Christine Biersteker Boessenkool

Área:
Educação, Gênero e Sexualidade
Título:
EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O ESTADO DA ARTE DE 2000 A 2011
Autores:
Vanessa Hanayo Sakotani
Renata Maria Coimbra Libório

Área:
Estado e Política Educacional
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DO INTERCÂMBIO DOS ALUNOS DA UEPG NO PERÍODO DE 2003 A 2011.
Autores:
Elisângela Ferreira Inglez
João Marcio Duran Inglez

Área:
Estado e Política Educacional
Título:
A GESTÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: AVALIANDO O CONTEXTO DA PRÁTICA
Autores:
Eloni Dos Santos Perin
Mary Ângela Teixeira Brandalise

Área:
Estado e Política Educacional
Título:
A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Autores:
Jokasta Pires Vieira Ferraz
Nadia Pedrotti Drabach

Área:
Estado e Política Educacional
Título:
EXPECTATIVA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO EM PONTA GROSSA – PR
Autores:
Maria Julieta Weber Cordova
Edna Mara Rodrigues de Paula
Mabel Kuntzel Pereira Ramos

Área:
Estado e Política Educacional
Título:
DIREITO À EDUCAÇÃO: ACESSO À JUSTIÇA
Autores:
Mariana da Silva Gonzalez Encina

Área:
Estado e Política Educacional
Título:
ETNO ALFABETIZAÇÃO E A TRANSDISCIPLINARIDADE NO BRASIL
Autores:
Mariana da Silva Gonzalez Encina

Área:
Estado e Política Educacional
Título:
NEOLIBERALISMO E ENSINO SUPERIOR – UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O ENSINO PRIVADO
Autores:
Marta Rosani Taras Vaz
Mario de Souza Martins

Área:
Estado e Política Educacional
Título:
A (IN) FINITA RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL: NA BUSCA PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
Autores:
Viviane de Quevedo Chaves
Tais Maiara Loss Loehder
Aline Ferron

Área:
Formação de Professores
Título:
A DISCIPLINA DE LITERATURA INFANTIL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARANAGUÁ: ENTRE A ARTE LITERÁRIA E A PEDAGÓGICA
Autores:
Ana Claudia de Menezes
Danielle Marafon

Área:
Formação de Professores
Título:
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PDE/UNICENTRO PARA MELHORIA DA PRÁTICA DE ENSINO NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autores:
Ana Lúcia Crisostimo
Sandro Aparecido Dos Santos
Cristiane Aparecida Kiel

Área:
Formação de Professores
Título:
DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE NO SUL DO AMAZONAS
Autores:
Aquila Oliveira Rodrigues
Eliane Regina Martins Batista
Vera Lúcia Reis da Silva

Área:
Formação de Professores
Título:
FORMAÇÃO INICIAL QUALIFICADA E SUA RELAÇÃO SIGNIFICATIVA COM SABERES E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS A DOCÊNCIA
Autores:
Caroline Elizabel Blaszko
Nájela

Área:
Formação de Professores
Título:
PERCURSOS E PERCALÇOS DA REALIDADE DE TRABALHO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM CONTEXTOS DE PESQUISA SOBRE SEUS CONHECIMENTOS DOS NÚMEROS E OPERAÇÕES
Autores:
Clarice Martins de Souza Batista
Neusa Maria Marques de Souza

Área:
Formação de Professores
Título:
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM QUESTÃO
Autores:
Cristiane Maccari Somacal
Luciana Duarte Ferreira Gozer
Ediana Maria Noatto Belladeli
Maria Consoladora Parisotto Oro

Área:
Formação de Professores
Título:
DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Cristiane Maccari Somacal
Ediana Maria Noatto Belladeli
Maria Consoladora Parisotto Oro
Maria Das Graças S.q.bittencourt

Área:
Formação de Professores
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE MINI-CURSOS: DEBATE SOBRE PREVENÇÃO AS DROGAS, ASSUNTO QUE ENVOLVE OS ALUNOS E A SOCIEDADE
Autores:
Dahiane Inocência Silveira
Álvaro Lorencini Júnior

Área:
Formação de Professores
Título:
O VALOR DAS AULAS DE CAMPO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
Autores:
Deisihany Armelin Santana
Leandro Garcia Niehues
Jeani Delgado Paschoal Moura

Área:
Formação de Professores
Título:
A FORMAÇÃO E OS DESAFIOS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Autores:
Gabriela Brasileira Umbelino
Eliane Regina Martins Batista

Área:
Formação de Professores
Título:
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA: RELAÇÕES DE PODER E POLÍTICA CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURAS
Autores:
Gilvania Placido Braule

Área:
Formação de Professores
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA
Autores:
Glacy Terezinha Macedo Benk
Rosilda Aparecida Kovaliczn

Área:
Formação de Professores
Título:
O PROFESSOR REFLEXIVO E OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autores:
João Marcos Machuca de Lima
Álvaro Lorencini Júnior

Área:
Formação de Professores
Título:
O DIÁRIO DE BORDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA NO PIBID DE PEDAGOGIA
Autores:
Kellys Regina Rodio Saucedo
Kely Cristina Enis Weler
Cléria Maria Wendling

Área:
Formação de Professores
Título:
ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: LEI Nº 11.161/2005 E O PIBID LETRAS/ESPANHOL UEPG
Autores:
Ligia Paula Couto
Daniela Terezinha Esteche Maciel

Área:
Formação de Professores
Título:
EVASÃO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, CAMPUS DE CASCAVEL
Autores:
Luciana Paula Vieira de Castro
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Vilmar Malacarne

Área:
Formação de Professores
Título:
UMA FORMAÇÃO EM RISCO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
Autores:
Luiz Arthur Conceição

Área:
Formação de Professores
Título:
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Autores:
Margarete Virgínia Gonçalves Silva
José Carlos Bianchi
Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein

Área:
Formação de Professores
Título:
FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE: UM OLHAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Autores:
Marta Maria Simionato

Área:
Formação de Professores
Título:
A TRAJETÓRIA DO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELEMENTOS PARA COMPREENDER AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PAPEL DO PROFESSOR POLIVALENTE QUE ATUA EM ESCOLAS PÚBLICAS.
Autores:
Mônica Almeida Cabrera

Área:
Formação de Professores
Título:
GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA MODALIDADE EAD
Autores:
Patrick Ramon Stafin Coquerel
Maria Alcenir de Carvalho
Luís Fernando Bohrer
Marcos David Werka

Área:
Formação de Professores
Título:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDOS PRELIMINARES
Autores:
Regina Paula de Conti
Marinez Meneghello Passos

Área:
Formação de Professores
Título:
PLANEJAMENTO E METODOLOGIA: APRECIAÇÕES NECESSÁRIAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autores:
Rodrigo Gouvea Rodrigues
Sandra Alves Cavalcanti Argolo
Egeslaine de Nez

Área:
Formação de Professores
Título:
AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ-PR
Autores:
Tamy Niwa Mattos Freire
Danielle Marafon

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO LITORAL DO PARANÁ
Autores:
Adilson Anacleto
Agatha Gonçalves da Silva
Greice Kelly Costa Ramos
Marcelli Constantino Frazeto

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA TEORIA A PRÁTICA:UMA ANÁLISSE DE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE PONTA GROSSA-PR
Autores:
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin
Viviane Aparecida Knoepke

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA A PARTIR DE UMA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
Autores:
Angela Maria GonÇalves de Oliveira

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
DEMOCRATIZAÇÃO ENSINO SUPERIOR E A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DAS IES
Autores:
Cinthia Maria Bueno Marturelli Mantovani

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E PANORAMA ATUAL
Autores:
Elba Geovana de Sousa Pinto
Vanessa Riedo
Ana Paula Mendes da Silva
Damaris Caroline Quevedo de Melo
Silvio Cesar Nunes Militão

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
O PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO NAS ESCOLAS DA DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO DE ASSIS-SP
Autores:
Eva Cristina Aurélio Menezes
Lucia Maria Gomes Ferri

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
AS CHAVES DA GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA
Autores:
Gleyds Silva Domingues
Sandra de Fátima Krüeger Gusso

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ANÁPOLIS (GO): ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL WALTER BEZE
Autores:
Grazielle Aparecida de Oliveira Ferreira

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROFESSOR COORDENADOR NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Autores:
Margareth Mellão Garcia Ribeiro
Ivone Tambelli Schmidt
Sérgio Fabiano Annibal
Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
Darley Garcia Ribeiro

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
MODESTA: FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DE CONTEÚDO PARA COORDENAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
Autores:
Rafaela Mantovani Fontana
Cátia Garcia Morais
Rafael Romualdo Wandresen

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
O TRABALHO DO PEDAGOGO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: PARA ALÉM DE UMA ATUAÇÃO LINEAR, HIERARQUIZADA E BUROCRÁTICA
Autores:
Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO PARA A PRÁTICA MEDIADORA NO CONSELHO DE CLASSE
Autores:
Vanderléia Gura
Marisa Schneckenberg

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: MOTIVOS PARA EVASÃO
Autores:
Adelar Aparecido Sampaio
Marcio Cossio Baez
Claus Dieter StobÄus
JoÃo Ricardo Gabriel

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
O USO PEDAGÓGICO DO CINEMA NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ENSINO SUPERIOR
Autores:
Adilson Anacleto
Ana Claudia Sellmer
Bruna do Rocio Santos Ferreira

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: REPENSANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS COTIDIANAS
Autores:
Angélica Lyra de Araujo
Angela Maria de Sousa Lima

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
Autores:
Cinthia Eloise Domingues
Mariana Cristina Xavier de Oliveira
Januário Kordiak
Luis Henrique da Silveira Lacerda
Sandro Xavier de Campos

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
A ESTRUTURA ECONÔMICA DO ANTIGO EGITO A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS COMUNIDADES ALDEÃS
Autores:
ClÓvis Airton de Quadros

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
USO DE UM WEBSITE PARA A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Diego Galvan
Diego da Silva Hoffmann
Edilson da Silva Ferreira
Jhonatan Luiz Fiorio
Raquel Dalla Costa da Rocha

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: O CASO DO CENTRO DE CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE DE ILHA SOLTEIRA (SP)
Autores:
Eloisa Assunção de Melo Lopes
Patricia Sousa Silva
Carolina Buso Dornfeld

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
A QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS – UMA FORMA DE ABORDAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Jhonatan Luiz Fiorio
Diego Galvan
Solange Teresinha Carpes
Edimir Andrade Pereira
Sirlei Dias Teixeira

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
O CONTO LITERÁRIO NAS AULAS DE INGLÊS: UMA PRÁTICA EXITOSA
Autores:
Luciano Paulino Martins

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
PROJETOS INTEGRADOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Luzia Mitiko Saito Tomita

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores:
Maderli Aparecida Zadra
Mary Ângela Teixeira Brandalise

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
GEOGRAFIA, POLÍTICA E ENSINO: UMA ANÁLISE DE COMO A POLÍTICA VEM SENDO TRATADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE IRATI-PR
Autores:
Maria de Lurdes Fiori
Emerson Rigoni

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
O ENSINO DA BIODIVERSIDADE EM DIFERENTES AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
Autores:
Patricia Sousa Silva
Eloisa Assunção de Melo Lopes
Carolina Buso Dornfeld

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DO INGLÊS INSTRUMENTAL: UM OLHAR CRÍTICO NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Autores:
Rodrigo Gouvea Rodrigues
Egeslaine de Nez
Romair Alves de Oliveira

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
CICLOTURISMO: PRÁTICAS DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SOMBRIO (SC)
Autores:
Sandra Pottmeier
Fabiano Procópio Daros
Leonilda Wessling

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos Específicos
Título:
TEORIA, EXPERIMENTO E COMPARTILHAMENTO: ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, BRASIL
Autores:
Sylvia Bernadete Alves Salgado Oliveira
Germana Ponce de Leon Ramírez


CIEPG - Congresso Empresarial de Prestadores de Serviços - Ponta Grossa/PR - Todos os Direitos Reservados.