Cadastro Unificado

Agora o cadastro de usuarios do site está unificado, isso significa que você não precisará mais fazer um novo cadastro a cada ano, ou ter um cadastro para o Congresso e outro para os Workshops.

Somente com o seu e-mail e senha, você terá acesso a todos os recursos restritos do site.



Login do Usuário

Não é cadastrado ainda?
Cadastre-se agora!

 
 


 



Realização de 14 a 18 de Novembro de 2014

 


                             * PESQUISAR PELO “NOME” no “LOCALIZAR ou BUSCAR” de seu note, tablete, celular, etc.

SALA: A 05         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Maria Letícia Rauen Vianna Luzia de Freitas Sampaio (Curitiba, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação à Distância em Artes Visuais na América Latina e no Mundo.

Título:

A SALA DE AULA CONECTADA :O USO DA WEBCONFERENCIA EM UMA DISCIPLINA DE ARTE EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autor:

Kalina Ligia de Almeida Borba (UnB - Universidade de Brasília, DF, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação à Distância em Artes Visuais na América Latina e no Mundo.

Título:

CONSIDERAÇÕES AO TÉRMINO DA PESQUISA: “O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE NAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS A DISTÂNCIA?” UM ESTUDO BRASIL/ARGENTINA E A TPACK ARTES VISUAIS

Autor:

Jurema Luzia de Freitas Sampaio (Campinas, SP/Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

ARTE/EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CONSTRUCTO TRANSDISCIPLINAR A PARTIR DA PRÁXIS DE ARTE/EDUCADORES

Autores:

Rita Patta Rache (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil)

Cláudia Lyra Pato (UnB - Universidade de Brasília, DF, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM ARTES VISUAIS

Autor:

Stéfani Rafaela Pintos da Rocha (UDESC, SC, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

ARTE, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS NA ESCOLA E NA ONG

Autor:

Lívia Castro de Lacerda (UFPB, Paraíba, Brasil)

 

SALA: A 06         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Drnda. Katyuscia Sosnowski (UFRGS, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação à Distância em Artes Visuais na América Latina e no Mundo.

Título:

VIDEOCARTAS ENTRE ALUNOS DE LICENCIATURAS DO BRASIL E EUA: APRENDI 2.0 EM CONEXÃO COM A 9ª BIENAL DO MERCOSUL | PORTO ALEGRE

Autores:

Katyuscia Sosnowski (UFRGS, RS, Brasil)

Maria Cristina Villanova Biasuz (UFRGS, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

DESIGN EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO – APROPRIAÇÕES DE TEMAS DE DESIGN NO ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL

Autor:

Marisa Cobbe Maass (UnB - Universidade de Brasília, DF, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

DIMENSÕES ESTÉTICAS NA INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE

Autor:

Janice Shirley Souza Lima (Universidade da Amazônia, Pará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

ESTADOS DA COPA DO MUNDO NO BRASIL

Autor:

Gisele Gobbo de Souza  (Secretaria de Educação do Taboão da Serra, SP, BR)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

GEO.ARTES: DA COMUNIDADE PARA A SALA DE AULA

Autores:

Luana do Amaral Silva (CEU EMEF Prof. Dr. Paulo Gomes Cardim/SP/BR)

Francisco Carlos Telles Baldi  (CEU EMEF Prof. Dr. Paulo Gomes Cardim/SP/BR)

 

SALA: A 07         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): PhD. Lucimar Bello Pereira Frange (PUC, SP, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

HERBERT READ: POSSBILIDADES EDUCATIVAS DA RELAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA

Autores:

Luzita Maria Erichsen Martins Neto (UTFPR, Paraná, Brasil)

Josie Ágatha Parrilha da Silva (UTFPR, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

PENSAR "TRANS" EM ARTES, EDUCAÇÃO...

Autor:

Teresinha Maria de Castro Vilela (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

RETALHOS CONTEMPORÂNEOS

Autores:

Andréa Sobreira de Oliveira (Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil)

Antonio Beethoven da Silva Eustaquio (Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil)

Carlos Robério Silva (Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil)

Raylla Brito Vieira  (Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil)

Victor Vladimir de Melo Santos (Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.

Título:

A ARTE NO CONTEXTO HOSPITALAR

Autor:

Veruschka Pereira Greenhalgh (UFPE, PE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.

Título:

A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS NOS NICHOS CULTURAIS E DA CRIAÇÃO DE CONFIGURAÇÃOES ALTERNATIVAS DE ACESSO À CULTURA A ELES

Autores:

Matheus Rocha Moreira (Centro Cultural Banco do Brasil, Minas Gerais, Brasil)

Vinícius Soares Garcia (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Minas Gerais, Brasil)

 

SALA: A 16         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Mestre Emília Patrícia de Freitas (NEIMFA, UFPE, FAINTVISA, PE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

A INQUIETUDE DA ESPERA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ARTE

Autor:

Rita de Cássia Soares de Oliveira Sannazzaro Pereira (IELAS,SP, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.

Título:

MINHA ATITUDE É POPULAR! O encontro entre Artes Visuais e Moda numa instituição não formal na cidade do Recife

Autores:

Emília Patrícia de Freitas (NEIMFA/UFPE/FAINTVISA, Pernambuco, Brasil)

Flaviana Ferreira da Silva (NEIMFA, Pernambuco, Brasil)

Patrícia Pereira da Silva (NEIMFA/IRB, Pernambuco, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.

Título:

O ENSINO DE ARTES VISUAIS EM PROJETOS SOCIAIS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO AMORBASE

Autores:

Najla de Oliveira Azevedo (IFCE - Campus Fortaleza, Ceará, Brasil)

Gilberto de Andrade Machado (IFCE - Campus Fortaleza, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

O ENSINO DE ARTES VISUAIS E A LÓGICA NÔMADE: O DESENHO COMO ELEMENTO À FORMAÇÃO DO ARTISTA-PROFESSOR-PESQUISADOR

Autores:

Rafael de Sousa Carvalho (IFCE – Campus Fortaleza, Ceará, Brasil)

Gilberto Andrade Machado (IFCE – Campus Fortaleza, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

O ENSINO DE ARTE E OS SABERES ESCOLARES: A EXPERIÊNCIA DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA

Autores:

Clécio Ernande da Silva (UFPE/PE/Brasil)

Clarissa Martins de Araújo (UFPE/PE/Brasil)

                      

 

SALA: A 20         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Roberta Pucetti (UEM - Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

PROJETO VIVEIRO: ARTE, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA CRIAÇÃO DOS CADERNOS DE MEMÓRIA.

Autor:

Dália Rosenthal (CAP – ECA – USP)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

PROCESSOS DE ENSINAR/APRENDER ARTES VISUAIS EM ESPAÇOS CULTURAIS: reflexões sobre a formação inicial docente

Autor:

Ana Del Tabor Vasconcelos MAGALHAES(UFPa, Pará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

PROFESSOR CRÍTICO EM ARTES: PESQUISA-AÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO

Autores:

Elsieni Coelho da Silva(UFU/MG/Brasil)

Antônio Neto Ferreira dos Santos(UFU/MG/Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

DA FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE ARTE: CAMINHOS DE REFLEXÃO

Autores:

Carla Juliana Galvão Alves (UEL, Paraná, Brasil)
Cândida Alayde De Carvalho Bittencourt (UEL, Paraná, Brasil)
Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza (UEL, Paraná, Brasil)
Roberta Puccetti(UEL, Paraná, Brasil)
Vanessa Tavares da Silva(UEL, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

(IN)DISCIPLINA – O HOMEM ESTOJO E A UNIVERSIDADE SEM CONDIÇÃO

Autores:

Alexandre Henrique Monteiro Guimarães(Colégio Pedro II, RJ, BR)
Ana Maria de Oliveira Alvarenga  (SME, RJ, BR)
Clarice Duarte Rangel  (PPGARTES/UERJ, RJ, BR)
Isabela Frade  (UERJ, RJ, BR)
Letícia Cristina Saraiva (PPGARTES/UERJ, RJ, BR)

 

SALA: A 103            GT: DANÇA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Maria Lourdes Macena Souza (IFCE, Ceará, Brasil)

Área:

[Dança] Educação em Dança em Projetos Sociais.

Título:

LUGAR DE PASSAGEM: A DANÇA EM AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS

Autor:

Laura Pronsato (UFV, MG, Brasil)

Área:

[Dança] Ensinar e aprender em Dança na Escola.

Título:

APRECIAÇÃO ESTÉTICA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA UMA INTERVENÇÃO ARTE/EDUCADORA

Autor:

Fernanda de Souza Almeida (Unesp, São Paulo, Brasil)

Área:

[Dança] Ensinar e aprender em Dança na Escola.

Título:

DANÇAS DRAMÁTICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS PLURAIS NA ESCOLA ENTRE ENSINANTES E APRENDENTES

Autor:

Maria Lourdes Macena Souza (IFCE, Ceará, Brasil)

Área:

[Dança] Poéticas e práticas de Dança na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

ESTÉTICAS DA DANÇA POPULAR NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA - HIBRIDISMOS?

Autor:

Jonas de Lima Sales  (Departamento de Artes Cênicas, DF, Brasil)

Área:

[Dança] Ensinar e aprender em Dança na Escola.

Título:

OLHAR TRANSITÓRIO: CAMINHOS ENTRE A DISCÊNCIA E A DOCÊNCIA

Autores:

Sabrina Krishna Geremias (UNESPAR, PR, BRA)

Rodrigo Rhenan Domingues (UNESPAR, PR, BRA)S

 

SALA: A 104             GT: MÚSICA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

                          Mediador(a): Drndo. Egon Eduardo Sebben (DEARTES, UEPG, PR, Brasil)               

Área:

[Música] Educação Musical e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

MULTIRREFERENCIALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE: OLHARES SOBRE ITINERÂNCIAS FORMATIVAS DO EDUCADOR MUSICAL INFANTIL DA UFBA

Autor:

Valéria Garcia de Macedo (UFBA, Bahia, Brasil)

Área:

[Música] Educação Musical e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

PROCESSO DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA DE MUSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA

Autor:

Maria Helena Barreto Santos Bezerra (UFBA/BA/BRASIL)

Área:

[Música] Educação Musical em Projetos Sociais.

Título:

PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO INTERIDADES

Autores:

Eziquiel Machado Ramos (Prefeitura de Carambeí, Paraná, Brasil)

João André Nascimento Ribas (UEPG, Paraná, Brasil)

Renata Filipak (UFPR, Paraná, Brasil)

Área:

[Música] Ensinar e aprender em Música na Escola.

Título:

O SAMBA NA SALA DE AULA: A VIDA E A OBRA DE NOEL ROSA E ADONIRAN BARBOSA CONTEXTUALIZANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores:

Liliana Junkes Serenato (RME Curitiba, Paraná, Brasil)

Alita Roberta Monteiro Gonçalves (RME Curitiba, Paraná, Brasil)

Luciana Lourenço Paes (UNICAMP, São Paulo, Brasil)

 

                                               SALA: A 105           GT: TEATRO

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

                            Mediador(a):  Mestre Luciana Lima Batista (IFES, Espírito Santo, Brasil)     

Área:

[Teatro] Educação em Teatro e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

O DESAFIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARA O BOM ANDAMENTO DAS AULAS DE TEATRO: UM OLHAR SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO

Autor:

Marcio Dias Pereira (Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Minas Gerais, Brasil)

Área:

[Teatro] Educação em Teatro e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL PROPONDO A INTERDISCIPLINARIDADE: FILOSOFANDO, ESCREVENDO E ENCENANDO.

Autor:

Luciana Lima Batista (IFES, Espírito Santo, Brasil)

Área:

[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.

Título:

O PROCESSO DE DRAMA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES

Autor:

Francine Matos Costa (UDESC, SC, Brasil)

Área:

[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.

Título:

O PAPEL DO TEATRO NAS AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL AURA BARRETO - CEAB.

Autor:

Rennata Lillya Feitosa de Souza (UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil)

Área:

[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.

Título:

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O TEATRO ÉPICO NO TEATRO ESCOLAR

Autores:

Denise Tiemi Kobiraki Tomita (UEM, Paraná, Brasil)

Pedro Carlos de Aquino Ochoa (UEM, Paraná, Brasil)

 

SALA: A 108          GT: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Msdo. Diego Alexandre Divardim de Oliveira, Msdo. (PPGE Bolsita CAPES/UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

A PRÁTICA DISCENTE: AMOR ENTRE IGUAIS

Autor:

Fernanda Antônia da Silveira (Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

ARTE TAMBÉM É CIÊNCIA, E CIÊNCIA TAMBÉM É ARTE? A SALA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO ESTADUAL RIO BRANCO

Autor:

Pollyanna Motta Martins (UFRGS, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

CADERNO DE ARTISTA E DIÁRIO DE MENINA: SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO DA ARTE

Autor:

Camila Nunes Napoleão (UFES, ES, BR)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

DISCUSSÃO SOBRE PINTURAS

Autor:

Kelli Cristina da Luz Freire Maciel (UFPR, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

GRAFFITI NO CONTEXTO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS AFETIVAS E IDENTIDADE VISUAL

Autores:

Rafayella Nunes Travassos Moreira (IFCE- CEARÁ, BRASIL)

Lara Reginaldo da Silva Araujo (IFCE- CEARÁ, BRASIL)

Maira Gutierres Gonçalves (IFCE- CEARÁ, BRASIL)

 

SALA: A 114         GT: INICIAÇÃO CIENTÍFICA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a):  Mestre Sandra Borsoi  (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

REFLEXÃO SOBRE A CULTURA PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A DIVERSIDADE PRESENTE NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES EM BELÉM DO PARÁ

Autor:

Ana Luiza Guimarães Moraes (UNIASSELVI, Pará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

PROCESSOS DE APRENDIZADOS DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS ENTRE A VIVÊNCIA E A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA.

Autores:

Luan Alberto Ribeiro Soares (UNIFAP, Amapá, Brasil)

Messias Freitas da Silva (UNIFAP, Amapá, Brasil)

Maria Severa de Sousa Campos (UNIFAP, Amapá, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

ARTE CONTEMPORÂNEA: ISSO É ARTE? UMA ABORDAGEM VIVENCIAL DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM UMA OFICINA PARA PROFESSORES DE ARTE

Autores:

Carla Juliana Galvão Alves (UEL, Paraná, Brasil)

Denise Batista Pinto Sabino (Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

FLUXO: INDÍVIDUO COMO MEDIADOR DE MUNDOS

Autores:

André Martins Ziegler (Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil)

Carolina Corrêa Rochefort (Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil)

Área:

[Teatro] Iniciação Científica.

Título:

TEATRO FOLIA

Autor:

Antonio Gomes Pereira Neto (UFRN, Rio Grande do Norte, Brasil)

 

SALA: A 116         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Fernanda Maria Macahiba Massagardi (Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil)        

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.

Título:

REVOLTA DAS AGULHAS – UM PROJETO DE INTERCÂMBIO CULTURAL

Autor:

Fernanda Maria Macahiba Massagardi (Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM DO GRAFFITI: ESCRITA URBANA

Autor:

Maria Rosalina Souza Pereira Miguel (SME/PMU/Minas Gerais/Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

ARTE/EDUCAÇÃO E A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES NUMA PERSPECTIVA IRONISTA

Autor:

Rodrigo Neris (SEE, SME/Campinas e IA/UNESP, SP, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

BRINCANDO COM A COR: UM TRABALHO DE PERCEPÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores:

Greiciane Pompilio Andreis (UEL, Paraná, Brasil)

Vanessa Tavares da Silva (UEL, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

ESTUDANDO GEOMETRIA ATRAVÉS DA ARTE

Autor:

Maria José Negromonte de Oliveira (ANARTE, Pernambuco, Brasil)

 

SALA: A 118         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Renata Wilner (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, PE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

CONSONÂNCIAS POTENCIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIDIZAGEM DE ARTE ENTRE EDUCAÇÃO FORMAL E EDUCADAÇÃO INTEGRADA

Autor:

Cláudia Regina dos Anjos  (Professora da RMBH/Doutoranda em Artes pela EBA/UFMG/MG)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

EXPERIMENTAÇÕES METODOLÓGICAS EM ARTES: CONSTRUINDO DIÁRIOS, CONSTRUINDO SABERES

Autores:

Lana Maiara Saraiva Furtado (UNIFAP, Amapá, Brasil)

Marília Navegante Pinheiro (UNIFAP, Amapá, Brasil)

Mayara Caroline da Costa Marques (UNIFAP, Amapá, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E LEITURA DE IMAGENS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: exercitando a Cultura Visual na formação inicial do artista-professor.

Autores:

Maria Suelly dos Santos Barroso (IFCE- Campus Fortaleza-Ceará- Brasil)

Gilberto Andrade Machado (IFCE- Campus Fortaleza-Ceará- Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

“LABIRINTOS CONCEITUAIS – O ESTÁGIO E A REGÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO”

Autor:

Rafael José Bandeira da Penha (UFPA/ PA/ BR)                    

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

NARRATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autor:

Fabrício Gerald Lima (CEARTE/UFPEL, RS, Brasil)

 

SALA: A 120         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Mestre Adriana Rodrigues Suarez (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.

Título:

HANNAH HÖCH E AS COLAGENS-CRÍTICAS DO PERÍODO DADAÍSTA

Autor:

Maria Carolina Ravazzani de Almeida (CECA Guido Viaro, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.

Título:

NARRATIVA SOBRE ARTE BRASILEIRA E LOCALIZAÇÃO: ANÁLISE DO BARROCO, NEOCLASSICISMO E MODERNISMO E SEUS RESPECTIVOS LOCAIS DE “EUFORIA”

Autores:

Adriana Rodrigues Suarez (UEPG, PR, Brasil)

Letícia Laís Ducheiko (UEPG,PR, BR)

Área:

[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.

Título:

A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS HISTÓRICOS PARA A FORMAÇÃO DO ARTE/EDUCADOR HOJE

Autor:

Guilherme Nakashato (IFSP/Campus São Paulo e USP, São Paulo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.

Título:

ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICO-REFLEXIVA POR UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Autor:

Marisol Luciane Miara (UEPG, PR, BR)

Área:

[Artes Visuais] Epistemologia, Política Educacional, práticas educativas em Artes Visuais: realidade latinoamericana e mundial.

Título:

ARTE E JOGO: RESISTÊNCIAS, CAPTURAS E NOVO GOVERNO DAS CONDUTAS INFANTOJUVENIS

Autor:

Eliana Gomes Pereira Pougy (FAPESP, PUC, São Paulo, Brasil)

 

SALA: A 205         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Sonia Regina Fernandes (ECA-USP, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Epistemologia, Política Educacional, práticas educativas em Artes Visuais: realidade latinoamericana e mundial.

Título:

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA CRIATIVIDADE DO PACIENTE VALVOPATA NO PERÍODO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO

Autor:

Jacqueline M.D.L.Alves (USP, São Paulo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Epistemologia, Política Educacional, práticas educativas em Artes Visuais: realidade latinoamericana e mundial.

Título:

ESTÁGIO: PALAVRA DE SINGULAR ESTRUTURA SIMBÓLICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS

Autor:

Sonia Regina Fernandes (ECA-USP, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos, narrativas.

Título:

FONTE SECUNDÁRIA:DÚVIDAS E EQUÍVOCOS NA ABORDAGEM CRÍTICA DO MODERNISMO PAULISTA

Autor:

Eliane Honorata da Silva (PMJP, PB, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos, narrativas.

Título:

ARQUIVOS IMAGINÁRIOS: ARTE, FOTOGRAFIA E PROCESSOS INVESTIGATIVOS

Autor:

Rubens Venâncio (URCA | IFOTO | CE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

A IMAGEM DA CIDADE E DO CAMPO NAS PESQUISAS EM ARTES VISUAIS: O ATO DE VIAJAR E A COLETA DE DADOS

Autor:

Edson Macalini (UDESC-SC/BR)

 

SALA: A 218         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a):  Dra. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE, PE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.

Título:

CONCEPÇÕES EM PROCESSO DOS CONFAEBS DE 2001 A 2010

Autor:

Adriana Carla de Aquino (SEDUC/PE/Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.

Título:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS: EXPERIÊNCIA NO MUSEU DE ARTE VICENTE LEITE

Autores:

Joseph da Silva Olegário (URCA, Ceará, Brasil)

Fábio Tavares da Silva (URCA, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.

Título:

O CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DE VITÓRIA: HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA NA AULA DE ARTE

Autor:

Andrea Aparecida Della Valentina (PMV; UAB - Artes Visuais/UFES, ES, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.

Título:

HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DA CIDADE: LEITURA DE IMAGEM NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO

Autores:

Ane Beatriz dos Santos Reis (UFPE/PE/BR)

Luciana Tavares (UFPE/PE/BR)

Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE/PE/BR)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

MODELAGEM EM ARGILA: UMA TECNICA MILENAR NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO OBJETO TRIDIMENSSIONAL

Autor:

Francisco dos Santos (URCA, Ceará, Brasil)

 

SALA: A 221        GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dr. Paulo César Antonini de Souza (UFMS, MS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Epistemologia, Política Educacional, práticas educativas em Artes Visuais: realidade latinoamericana e mundial.

Título:

A PRÁTICA SOCIAL DE PINTORAS/ES POPULARES: A EXTASIA NAS RUAS LATINOAMERICANAS

Autor:

Paulo César Antonini de Souza (UFMS, MS, BRASIL)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.

Título:

TRAMAS DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE MULHERES QUE TECEM REDES DE DORMIR EM SÃO BENTO – MA

Autor:

Beatriz de Jesus Sousa (COLUN/UFMA)

Área:

[Artes Visuais] Poéticas, práticas artísticas na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

STENCIL NO CÂMPUS: UMA PROPOSTA DE OCUPAÇÃO E EMANCIPAÇÃO ATRAVÉS DO HABITAR, SENTIR E OLHAR

Autores:

Alexandre Guimarães (IFG/UFG, Goiás, Brasil)

Mônica Mitchell de Morais Braga (IFG/UnB, Goiás, Brasil)  

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NO PARQUE: O LIVRO COMO PROPOSITOR DO ENCONTRO

Autor:

Camila Feltre (UNESP, São Paulo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

O ACESSO À ARTE COMO FORMAÇÃO CONTINUADA CULTURAL PROPORCIONADA PELO PROGRAMA EDUCULTURA

Autor:

Fulvio Frederico Pacheco dos Santos (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Paraná, Brasil)

 

 

SALA: A 222        GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Adriana Vaz (UFPR, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos, narrativas.

Título:

ESPECIALIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE: MUDANÇAS NO PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE ARTE NO PARANÁ (1949-1976)

Autores:

Rossano Silva (UFPR, Paraná, Brasil)

Adriana Vaz (UFPR, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

O DESAFIO DO ENVELHECIMENTO AO LONGO DA VIDA: Sociologia do corpo apresentado em obras pictóricas

Autor:

Simone Aparecida Pinheiro de Andrade  (UEPG - Paraná - Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

O AGENTE CULTURAL: ESTUDOS E PRÁTICAS ÉTNICOS CULTURAIS EM ESPAÇOS SOCIOEDUCATIVOS

Autores:

Aline Sesti Cerutti (UFMS, MS, BRASIL)

Amanda Vieira Sandim (UFMS, MS, BRASIL)

Nathaly Gomes Tenório (UFMS, MS, BRASIL)

Pamela Aparecida Savala (UFMS, MS, BRASIL)

Soane Piuna Batista de Souza (UFMS, MS, BRASIL)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

PRÁTICAS CULTURAIS DA MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA: PÚBLICO NÃO ESCOLAR DO MUSEU OSCAR NIEMEYER (2009)

Autores:

Adriana Vaz (UFPR, Paraná, Brasil)

Rossano Silva (UFPR, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CASA DAS ONZE JANELAS: O JOGO LÚDICO ENTRE A OBRA DE ARTE E OS ESTUDANTES

Autores:

Edi Carlos Costa Santos (Universidade Federal do Pará (UFPA), Pará, Brasil)

Lucilainy do Socorro de Oliveira Sampaio (Universidade Federal do Pará (UFPA), Pará, Brasil)

 

SALA: A 223         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a):  Dra. Maria Helena Wagner Rossi (Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

A OBRA DO ARTISTA LASAR SEGALL NO ACERVO DO MUSEU CASA DA XILOGRAVURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autor:

Maria Cristina Blanco (Universidade de São Paulo)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

ARTE PARA VER A HISTÓRIA, HISTÓRIA PARA FALAR DA ARTE: ARTE/EDUCAÇÃO EM MUSEUS HISTÓRICOS, PRÁTICAS POSSÍVEIS

Autor:

Valéria Peixoto de Alencar (Instituto de Artes/Universidade Estadual Paulista [IA/UNESP], SP,BR)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

AS NARRATIVAS NA MEDIAÇÃO CULTURAL: ESTUDOS DE UM CASO NO PRÊMIO BRASIL FOTOGRAFIA

Autor:

Radamés Alves Rocha da Silva (USP, São Paulo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

CONCEITOS ANALÓGICOS: UM PARALELO ENTRE O ENSINO DE ARTE E A OBRA “LIBERDADE GUIANDO O POVO” DE DELACROIX

Autor:

Elisangela Furlan (Unioeste - Cascavel – PR - Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DOS ALUNOS NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM A ARTE   CONTEMPORÂNEA NA 8ª BIENAL DO MERCOSUL

Autor:

Rejane Reckziegel Ledur (UFRGS, RS, Brasil)

 

SALA: A 225         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

                   Mediador(a): PhD Moema Lucia Martins Rebouças (UFES, ES,BR)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

ARTES VISUAIS E O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM: UMA REFLEXÃO

Autor:

Andréia Weiss (UFES, ES, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

OS DITOS E ESCRITOS ACERCA DA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES(AS): UM OLHAR PARA AS PESQUISAS ACADÊMICAS

Autores:

Fabiana Souto Lima Vidal (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Clarissa Martins de Araújo (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

ARTES VISUAIS E PEDAGOGIA: POR UMA FORMAÇÃO PAUTADA NA EXPERIÊNCIA

Autores:

Fábio Wosniak (UDESC, SC, Brasil)

Jociele Lampert (UDESC, SC, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

LUDICIDADE, CORPOREIDADE E ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPG

Autor:

Gisele Brandelero Camargo (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

MUSEU E ESCOLA: ESPAÇOS DE SENTIDOS

Autores:

Ivana de Macedo Mattos (UFES, ES, Brasil)

Moema Martins Rebouças (UFES, ES, Brasil)



VER PROGRAMAÇÃO - GRUPOS DE TRABALHO: 

XXIV CONFAEB - Todos os Direitos Reservados.