Cadastro Unificado

Agora o cadastro de usuarios do site está unificado, isso significa que você não precisará mais fazer um novo cadastro a cada ano, ou ter um cadastro para o Congresso e outro para os Workshops.

Somente com o seu e-mail e senha, você terá acesso a todos os recursos restritos do site.



Login do Usuário

Não é cadastrado ainda?
Cadastre-se agora!

 
 


 


Realização de 14 a 18 de Novembro de 2014

 



  * PESQUISAR PELO “NOME” no “LOCALIZAR ou BUSCAR” de seu note, tablete, celular, etc.

Obs. Os Grupos de Trabalho das Salas A 05, 06 e 07 (bloco A) mudaram para o Bloco B (salas B 201, 202 e 203).

         Bloco “B  - SALA: B 201 (sala anterior A 05)           GT: ARTES VISUAIS                

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (Pôster)

Mediador(a):Drnda.Adriana Rodrigues Suarez (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações,  acervos,  narrativas.

Título:

RECRIANDO ESPAÇOS POR MEIO DE NARRATIVAS: A POTÊNCIA DA MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DE BENS CULTURAIS

Autores:

Luciana Fortes Félix (Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campo de Poesia e Literatura, SP, BR)

Vivian Legname Barbour (Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Paulo, BR)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE/EM ARTE: AÇÃO SINGULAR

Autor:

Elisio José da Silva Filho (Instituto Federal Baiano, Bahia, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS: EXPERIMENTOS DOCENTES NO PIBID/IFCE – ARTES VISUAIS

Autores:

Darlene da Silva Andrade Rodrigues (IFCE, Ceará, Brasil)

Thayrone de Sousa Alves (IFCE, Ceará, Brasil)

Antonio Geovane Monteiro de Queiroz (IFCE, Ceará, Brasil)

Wendel Medeiros (IFCE, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

PALAVRAS E IMAGENS DA TERRA SEM MALES

Autor:

Sheilla Patrícia Dias de Souza (UEM, Paraná, Brasil)

 

 

BLOCO “B” - SALA: B 202 (sala anterior A 06)     GT: ARTES VISUAIS            

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Mestre Carla Emília Nascimento (UEPG Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E LEITURA DE IMAGENS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: exercitando a Cultura Visual na formação inicial do artista-professor.

Autores:

Maria Suelly dos Santos Barroso (IFCE- Campus Fortaleza-Ceará- Brasil)

Gilberto Andrade Machado (IFCE- Campus Fortaleza-Ceará- Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFERENTES VIVÊNCIAS E CONTEXTOS NO CAMPO DA ARTE

Autor:

Rozenei Maria Wilvert Cabral (FURB, SC, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

NARRATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores:

Fabrício Gerald Lima (CEARTE/UFPEL, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE A CULTURA VISUAL COMO EXPRESSÃO DA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autor:

Sislândia Maria Ferreira Brito (Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO

Autor:

Gustavo Cunha de Araújo (SEDUC, MT, Brasil)

 

Bloco “B” - SALA: B 203 (sala anterior A 07)    GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Drdo Nelson Silva Júnior (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

CULTURA POPULAR BRASILEIRA E CINEMA DE ANIMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SEROPÉDICA (RJ): RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID BELAS ARTES DA UFRRJ

Autores:

Luciana Dilascio Neves (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Arthur Gomes Valle (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Bruno Matos Vieira (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.

Título:

PROJETO LABIRINTO: UM PASSEIO PELO MÍTICO E PELO SIMBÓLICO ATRAVÉZ DO CINEMA DE ANIMAÇÃO, NAS SALAS DA APAE DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA – RJ

Autores:

Luciana Dilascio Neves (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Thais Souza da Mota Rodrigues (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Stephanie Solrac Silva de Rezende (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Camila Cristina Batista (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos, narrativas.

Título:

O ENSINO DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS NA ACADEMIA DAS BELAS ARTES ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS DO MUSEU D. JOÃO VI

Autores:

Camila Dazzi  (CEFET, RJ, Brasil)

Arthur Gomes Valle  (UFRRJ, RJ, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

CULTURA POPULAR BRASILEIRA E CINEMA DE ANIMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SEROPÉDICA (RJ): RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID BELAS ARTES DA UFRRJ

Autor:

Luciana Dilascio Neves (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Arthur Gomes Valle (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Bruno Matos Vieira (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.

Título:

REFLEXÕES SOBRE A VIDA E OBRA DE GIOTTO NO CONTEXTO DO RENASCIMENTO

Autor:

Andréa Varassin Caldas  (UEPG, PR, BR)  

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG, PR, BR)  


SALA: A 103               GT: DANÇA e MÚSICA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

                Mediador(a): Mestre Gisele Miyoko Onuki (UNESPAR, PR, Brasil) - Dança

                          Mestre Gisele Miyoko Onuki (UNESPAR, PR, Brasil) - Música

Área:

[Dança] Pesquisa na Educação em Dança: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

A DANÇA NA ESCOLA COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO

Autor:

Denes Sloboda  (UNESPAR, PR, Brasil)

Gisele Miyoko Onuki (UNESPAR, PR, Brasil)

Área:

[Música] Educação Musical e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

A VOZ DO ALUNO NA SALA DE AULA: UM DEBATE SOBRE OS PENSAMENTOS DE PAULO FREIRE E MURRAY SCHAFER

Autor:

Artur Costa Lopes (PPGM-UFRJ, RJ, Brasil)

Área:

[Música] Pesquisa na Educação Musical: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

A PRESENÇA DA MÚSICA NA CAPOEIRA

Autores:

Fábio Barbosa de Souza (UEPG, Paraná, Brasil)

Carlos Eduardo de Andrade Silva e Ramos (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Música] Pesquisa na Educação Musical: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

ASPECTOS RELATIVOS À TEORIA DO FLUXO EM AULAS DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL NO CONSERVATÓRIO MAESTRO PAULINO, EM PONTA GROSSA - PR

Autor:

Jessé Meier de Andrade (UEPG, Paraná, Brasil)

Ronaldo da Silva (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Música] Pesquisa na Educação Musical: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

RODEIOS ARTÍSTICOS NO PARANÁ E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INFORMAL DA ARTE

Autores:

Gilson Claudio Rocha (UEPG, Paraná, Brasil)

         Área:

[Dança] Pesquisa na Educação em Dança: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

As Cartografias do Corpo

Autor:

Maria Ignez de Souza Calfa (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Neylla Carvalho da Silva (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Thais Peixoto de Souza (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil) 

 

SALA: A 104            GT: MÚSICA e TEATRO

GRUPO DE TRABALHO- COMUNICAÇÃO ORAL slides)

Mediador(a): Dra. Josie Agatha Parrilha da Silva (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Teatro] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

ARTE/EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E TEORIA QUEER: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS DA DIFERENÇA NA ESCOLA

Autores:

Isaac de Souza Assunção (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Everson Melquiades Araújo Silva (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Área:

[Teatro] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

A experiência ativa no processo da linguagem teatral numa perspectiva inclusiva

Autor:

Isabel Cristina Alves Pimenta Braga (Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil)

Área:

[Teatro] Políticas Públicas em Teatro: repercussões na escola e metamorfoses.

Título:

O FAZER TEATRAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ESTUDO DE CASO.

Autores:

Adriana dos Reis Martins (UFT, TO, Brasil)

Lucélia Barbosa de Sousa (UFT, TO, Brasil

Karylleila Andrade (UFT, TO, Brasil)  

Área:

[Teatro] Práticas de Leitura em Teatro na Escola.

Título:

ENTRELAÇANDO TEATRO E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ GASPAR – ARAXÁ MG

Autor:

Gleuter Alves Guimarães UFU/MG/Brasil

Área:

[Música] Ensinar e aprender em Música na Escola.

Título:

Grupo Phylos uma experiência artística em uma escola pública Fortalezense

Autor:

Fabricio Pereira Maciel (IFCE, Ceará, Brasil)

George Hudson Santiago (IFCE, Ceará, Brasil)

 

SALA: A 105                  GT: TEATRO

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dr. Narciso Laranjeira Telles da Silva (UFU, MG, Brasil)

Área:

[Teatro] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Teatro.

Título:

EXTENSÃO E FORMAÇÃO INICIAL EM TEATRO: REFLEXÕES COMPARTILHADAS ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO SOBRE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA PRÁTICA DE EXTENSÃO I

Autores:

Tissiana dos Santos Carvalhêdo (UFMA, MA, BR.)

Brenda Oliveira da Costa (UFMA, MA, BR.)

Área:

[Teatro] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Teatro.

Título:

TEATRO UNIVERSITÁRIO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE PEDAGOGOS

Autor:

Ana Cristina de Moraes (UNICAMP, São Paulo, Brasil)

Área:

[Teatro] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

O ENSINO DE ARTES CÊNICAS PARA AS MÚLTIPLAS DIFERENÇAS: UMA APOSTA DE INCLUSÃO PARA A VIDA, ATRAVÉS DO TEATRO.

Autores:

Patrícia Mesquita Viana de Faria (UNI-RIO, Rio de Janeiro, Brasil)

Área:

[Teatro] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

VOANDO PARA FORA DA ASA Uma Pesquisa Dialógica em Artes Cênicas na APAE Prata

Autor:

Márcia Souza Oliveira (UFU, MG, BR)

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

O TEATRO COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA FORMAÇÃO DO JOVEM DE ESCOLA PÚBLICA

Autor:

/Nathalia Chiabai de Freitas (UFES, Espírito Santo, Brasil)

 

SALA: A 108             GT: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Me. Fabiana Souto Lima Vidal (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESEBA: DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA, ARTES VISUAIS E TEATRO

Autores:

Paula Amaral Faria (ESEBA/UFU, MG, Brasil)

Raquel Parreira Teixeira (UFU, MG, Brasil)

Victor de Oliveira Marcelo (UFU, MG, Brasil)

Área:

[Dança] Iniciação à Docência.

Título:

ENSINO DA DANÇA: REFLEXÕES SOBRE AS ÁREAS DE ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DE JOÃO PESSOA-PB

Autores:

Michelle Gabrielli (UFPB, Paraíba, Brasil)

Julyana Vasconcelos (UFPB, Paraíba, Brasil)

Irla Lopes Medeiros (UFPB, Paraíba, Brasil)

Kamilla do Nascimento Morais (UFPB, Paraíba, Brasil)

Jailson Silva de Oliveira Junior (UFPB, Paraíba, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

LIGA DOS ARTISTAS: MATERIAL DIDÁTICO

Autores:

Felipe Menegheti (UFU, MG, BR)

Gabriela da Silva Ferreira (UFU, MG, BR)

Guilherme Marques Ferreira (UFU, MG, BR)

Lorena do Nascimento Dias (UFU, MG, BR)

Suellen da Costa Vilela (UFU, MG, BR)

Área:

[Teatro] Iniciação à Docência.

Título:

PEDAGOGIA DO TEATRO E INTERVENÇÃO URBANA NA ESCOLA

Autors:

Abimaelson Santos Pereira (UFC, Ceará, Brasil)

Leuise Lopes Furtado (UFC, Ceará, Brasil)

Lidya Silva Ferreira (UFC, Ceará, Brasil)

Roberta Bernardo da Silva (UFC, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência

Título:

REFLEXÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS ARTES VISUAIS, DO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores:

Franciele Rodrigues Storer  (UEPG, Paraná, Brasil)

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG, Paraná, Brasil)

 

SALA:  A 114            GT: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Ana Luíza Ruschel Nunes (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

MULHERES ARTISTAS: RELATO DE UMA APRENDIZAGEM MÚTUA

Autores:

Silvia Tereza Moura Silva (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Fabiana Souto Lima Vidal (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

PIBID NA MEDIAÇÃO DE UM FUTURO PROFESSOR NO PROCESSO DE PESQUISA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ARTESANATO, ARTE E CULTURA POPULAR

Autores:

Nayane Coelho de Laia (UFES, Espírito Santo, Brasil.

Jhonathas Andrade do Nascimento (UFES, Espírito Santo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

O ABAPORU: OLHARES SOBRE A OBRA DE TARSILA DO AMARAL

Autores:

Aline Aparecida Gonçalves (UEPG, Paraná, Brasil)

Ana Luíza Ruschel Nunes (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Teatro] Iniciação à Docência.

Título:

O PERCURSO CRIATIVO: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA

Autores:

Joane Macieira dos Santos (UFBA, Bahia, Brasil)

Clotildes Maria de Jesus Oliveira Cazé (UFBA, Bahia, Brasil)

Fabio Dal Gallo (UFBA, Bahia, Brasil)

Área:

[Teatro] Iniciação à Docência.

Título:

TEATRO NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE MOVIMENTOS CLOWNESCOS EM OFICINAS DE CRIAÇÃO E EXPRESSÃO CORPORAL

Autores:

Poliana Veloso da Cruz (Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG,BR)

Gabriel Fernando Silva Mendes(Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG, BR)

Isadora Santos Bernardes (Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG, BR)

Raissa Rodrigues de Oliveira (Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG, BR)

Ludwig Pereira Jardim (Escola Estadual América/PIBID-UFTM)

 

SALA: A 116        GT: INCIAÇÃO CIENTÍFICA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Me. Carla Irene Roggenkamp (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Música] Iniciação Científica.

Título:

A ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS E A INFLUÊNCIA DE MURRAY SCHAFER NA EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR

Autor:

Aline Canto dos Santos (UNICENTRO, Paraná, Brasil)

Área:

[Teatro] Iniciação Científica.

Título:

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS POR MEIO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores:

Edy Simone Del Grossi (UNOPAR, PR, Brasil)

Sonia Maria da Costa Mendes(UNOPAR, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO NAS CONEXÕES ARTE E PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DO CIRCUITO UNIVERSTÁRIO DA XX BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA

Autores:

Morgana Harpis Bastos (UFPR, Paraná, BR)

Estela Ribeiro Kuntz (UFPR, Paraná, BR)

Greyce Kelly dos Santos (UFPR, Paraná, BR)

Área:

[Teatro] Iniciação Científica.

Título:

ÉTICA E TEATRO-EDUCAÇÃO: CORRELAÇÕES

Autores:

Maria Joseane de Santana Santos (UFBA, Bahia, Brasil)

Célida Salume Mendonça (UFBA, Bahia, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE ARTE

Autores:

Roberta Jorge Luz (IA/UNESP, São Paulo, Brasil)

Mara Lucia Finocchiaro da Silva (IA/UNESP, São Paulo, Brasil)
Natalia Beloti Dias  (IA/UNESP, São Paulo, Brasil)
Pio de Sousa Santana  (IA/UNESP, São Paulo, Brasil)
Márcia Franco de Oliveira Souza (IA/UNESP, São Paulo, Brasil)
Valdirene Marques de Souza  (IA/UNESP, São Paulo, Brasil)

 

SALA: A 118        GT: INCIAÇÃO CIENTÍFICA e INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Patricia Camera Varella da Luz (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

O USO DA IMAGEM NA APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS: UMA POSSIBILIDADE EM ARTES VISUAIS NA ESCOLA.

Autor:

Eduarda Sauczuk (UEPG, Paraná, Brasil)

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM ESPAÇOS CULTURAIS E ESCOLARES: INVESTIGANDO A CATEGORIA NOS ANAIS DA ANPAP

Autores:

Jéssica Cristina Braga (UFPR, Paraná, BR)

Área:

[Teatro] Iniciação Científica.

Título:

O TEATRO NA FOTOGRAFIA DE DAVID LACHAPPELLE: LEITURA DA IMAGEM

Autor:

Jordana Seixas da Silva Alexandre (UniRio. RJ. Brasil)

 

SALA:  A 205                  GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO  - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Ph.D Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC, Santa Catarina, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.

Título:

PROJETO LABIRINTO: UM PASSEIO PELO MÍTICO E PELO SIMBÓLICO ATRAVÉZ DO CINEMA DE ANIMAÇÃO, NAS SALAS DA APAE DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA – RJ

Autor:

Luciana Dilascio Neves (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Camila Cristina Batista (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)
Stephanie Solrac Silva de Rezende (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)
Thais Souza da Mota Rodrigues
(UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Título:

REALIDADE EM MUDANÇA: OS DESAFIOS ATUAIS NA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Autores:

João Paulo Queiroz (Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal)

Área:

[Artes Visuais] Poéticas práticas artísticas na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

PESQUISA DE ENSINO DE ARTES VISUAIS EM PROEJA.

Autores:

Rosa Tânia da Silva (UFPB, Paraíba, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Poéticas práticas artísticas na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

POÉTICAS E PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: O ENSINO DE ARTES VISUAIS COMO A VIVENCIA DA CONSTRUÇÃO DE SABERES

Autores:

Daniela Penna Nocchi (Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Poéticas práticas artísticas na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

“UM AMOR IMPOSSÍVEL” DA LINGUAGEM VISUAL PARA A LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Autores:

Keller Regina Viotto Duarte e (Univ. Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil)

Maria Helena Machado Farina (Faculdade Sumaré, São Paulo, Brasil)

 

SALA: A 207           GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO  - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dr. Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo (UFRPE, PE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Políticas Públicas nas Artes Visuais: repercussões na escola e metamorfoses.

Título:

ARTE EDUCAÇÃO: A LEI 12.287/2010 E A REALIDADE

Autor:

Mariete Taschetto Uberti (UFSM, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Políticas Públicas nas Artes Visuais: repercussões na escola e metamorfoses.

Título:

EXPANSÃO DAS LICENCIATURAS QUE FORMAM PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NO BRASIL: UMA LEITURA DOS DADOS DO INEP

Autores:

Valéria Metroski de Alvarenga (UDESC, Santa Catarina, Brasil)

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC, Santa Catarina, Brasil)

Luana Pavesi Pera (UDESC, Santa Catarina, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Políticas Públicas nas Artes Visuais: repercussões na escola e metamorfoses.

Título:

POLÍTICAS CULTURAIS, CANTO CORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDOS REALIZADOS NO PROJETO CANTO CORAL EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autores:

Maria Zenilda Costa (UECE, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Políticas Públicas nas Artes Visuais: repercussões na escola e metamorfoses.

Título:

O PROFESSOR DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPORÂNEA: CORPO-EXPERIÊNCIAS-ESTÉTICAS E METAMORFOSES POLÍTICO-EXISTENCIAIS

Autores:

Lígia Márcia Prando (SME de Campinas, São Paulo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.

Título:

O BRINCAR A PARTIR DA OBRA DE PIETER BRUEGHEL: UM DIÁLOGO ENTRE A ARTE E EDUCAÇÃO.

Autores:

Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt (UEL, Paraná, Brasil)

Anilde Tombolato Tavares da Silva (UEL, Paraná, Brasil)

Marta Regina Furlan de Oliveira (UEL, Paraná, Brasil)

 

SALA: A 218            GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO  - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Mestre Léa Carneiro de Zumpano França (SME/PMU - NUPEA/UFU, MG, BR)

Área:

[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.

Título:

ESTRATÉGIAS LÚDICAS COM PROFESSORES: LENDO IMAGENS NAS AULAS DE ARTE.

Autor:

Léa Carneiro de Zumpano França (SME/PMU - NUPEA/UFU, Minas Gerais, Brasil)

Maria Guilhermina C. De Pieri (SME/PMU – NUPEA/UFU,Minas Gerais, Brasil)

Marileusa de O. Reducino (ESEBA/UFU- NUPEA/UFU Minas Gerais, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.

Título:

LEITURA DE IMAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA: UM OLHAR SOBRE A TRADIÇÃO

Autores:

Diego Alexandre Divardim de Oliveira (UEPG, Paraná, Brasil)

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.

Título:

LEITURA DE IMAGEM: UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DA ARTE VISUAL.

Autores:

Neuci Martins Ribeiro (UEPG, Paraná, Brasil)

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

LEITURA DE IMAGENS ATIVIDADES PRÁTICAS DE SALA DE AULA

Autores:

Luiza Sella (ILECE, Londrina, Paraná, BR)

Área:

[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.

Título:

A LEITURA DE IMAGENS PUBLICITÁRIAS VEICULADAS EM SITES E REDES SOCIAIS DA INTERNET: UMA PRÁTICA CRÍTICA ATRAVÉS DO ENSINO

Autores:

Ana Cláudia de Sena Firmino (UFES, ES, BR)

Larissa Zanin (UFES, ES,BR)

 

SALA: A 221           GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO  - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Alana Aguida Berti (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.

Título:

OS ADOLESCENTES INFRATORES DO REGIME DE SEMILIBERDADE DA CASA SEBASTIÃO OSÓRIO MARTINS DA CIDADE DE PONTA GROSSA (PR): INTERRELAÇÃO COM O MUNDO DAS ARTES VISUAIS

Autor:

Alana Aguida Berti (UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil)

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

A LEITURA DE IMAGENS E O FAZER ARTÍSTICO EM SALA DE AULA: DISCUTINDO UMA PROPOSTA DE COMPARAÇÃO ENTRE OBRAS

Autores:

Carla Emilia Nascimento (UEPG Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

Quando o espaço da cidade se transforma em lugar

Autores:

Andressa Tatielle Campos (Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil)

Ronaldo Alexandre de Oliveira (Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

SELFIES E AUTORRETRATO: A PRÁTICA E A ARTE NA SALA DE AULA

Autores:

Alessandra Oliveira Augusto da Costa (UnB, DF, Brasil)

Carolina Rocha Pradella (UnB, DF, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.

Título:

LEITURA DA OBRA “FUTEBOL”, DE PORTINARI, A PARTIR DE OMAR CALABRESE1

Autores:

Alana Águida Berti (UEPG-PR,BR)

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG-PR,BR)

 

SALA: A 222        GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Me. Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhaes (Universidade Federal do Pará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.

Título:

PORQUE (E COMO) AS IMAGENS SÃO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES E PROFESSORAS? REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTE

Autor:

João Paulo Baliscei (UEM, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

O AGENTE CULTURAL: ESTUDOS E PRÁTICAS ÉTNICOS CULTURAIS EM ESPAÇOS SOCIOEDUCATIVOS

Autores:

Aline Sesti Cerutti (UFMS, MS, BRASIL)

Amanda Vieira Sandim (UFMS, MS, BRASIL)

Nathaly Gomes Tenório (UFMS, MS, BRASIL)

Pamela Aparecida Savala (UFMS, MS, BRASIL)

Soane Piuna Batista de Souza (UFMS, MS, BRASIL)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

ARTE E TRADIÇÃO NA VIDA E OBRA DE J. BORGES

Autores:

Ana Fernanda Brandão Pereira (UEPG, PR, BR)

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG, PR, BR)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

TRAVESTI, UM PROCESSO DE CRIAÇÃO

Autores:

Anália Lobo Mesquita  (Universidade Regional do Cariri-URCA, Ceará, Brasil)
Fabio Jose Rodrigues da Costa  (Universidade Regional do Cariri-URCA, Ceará, Brasil)
Francisco dos Santos  (Universidade Regional do Cariri-URCA, Ceará, Brasil)

Wandeályson Dourado Landim Santos (Universidade Regional do Cariri-URCA, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.

Título:

COMO "SER HOMEM"? INVESTIGANDO DISCURSOS SOBRE MASCULINIDADES

Autores:

João Paulo Baliscei (UEM, Paraná, Brasil)

Victor Hugo Jordão (UEM, Paraná, Brasil)

 

      SALA: A 223                  GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (Slides e Pôster)

Mediador(a): Dra. Renata Wilner (Universidade Federal de Pernambuco, PE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.

Título:

ARTEVISUALENSINO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VIRTUAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO ENSINO EM ARTE VISUAL

Autor:

Isaac Antonio Camargo (Universidade Federal de Santa Catarina)

Área:

[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.

Título:

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E MUSEU DE ARTE: DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE AS NOÇÕES DE VIRTUAL E PRESENCIAL NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE ARTES VISUAIS

Autores:

Gardner de Andrade Arrais (UECE, Ceará, Brasil)

José Albio Moreira de Sales (UECE, Ceará, Brasil)

Tânia Maria de Sousa França (UECE, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.

Título:

A4 COM 24 FRAMES: PROCESSO DE VIVÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO

Autores:

Edilania Vívian Silva dos Santos, Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil

Cícera Edvânia Silva dos Santos, Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil

Isis Xenofonte Andrade, Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil

Carlos Robério Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará, Brasil

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.                                      (Pôster)

Título:

CULTURA VISUAL E CULTURA DIGITAL: MÍDIA E IDENTIDADE EM ARTE EDUCAÇÃO

Autor:

Alessandra Baldissarelli (E.M.E.F. Jardelino Ramos, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.                                                                                                (Pôster)

Título:

DIÁLOGOS POÉTICOS: O MUSEU E A ESCOLA                                                   

Autores:

Maria Inês Moron Pannunzio (PMS, SP, Brasil)





PROGRAMAÇÃO dos GRUPOS DE TRABALHO: 
XXIV CONFAEB - Todos os Direitos Reservados.