EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

O programa de pós-graduação em Educação Inclusiva, busca oferecer maior vivência, experiências, atividades práticas, além da elaboração de projetos, terão as práticas de intervenções pedagógicas, bem como, palestras, de modo a proporcionar ao aluno contextualizar de modo consciente a relação teórico-prática.


O funcionamento do curso será na modalidade presencial e foi organizado em aulas quinzenais, as quais abordarão os aspectos éticos, políticos e educacionais da inclusão da pessoa com necessidades especiais.

Visa também, estudar e aprofundar os diversos temas, como a política educacional no Brasil e as convergências atuais, as metodológicas e técnicas, além das novas experiências na Educação Inclusiva, busca trazer à discussão a relação entre a escola e a comunidade neste processo de integração, as características deste portador nas diferentes fases do desenvolvimento, que vão da infância, adolescência, juventude, maturidade até a terceira idade, e completando os estudos com os estudos com o diagnóstico e a prevenção.

O curso se diferencia pela abordagem prática, que através da elaboração de forma gradativa do Trabalho de Conclusão de Curso que se constrói ao longo do curso através do desenvolvimento das disciplinas.

Publico alvo:

Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado é destinado a Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); escolares Supervisores e Orientadores, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, professores com Licenciatura Plena, e demais graduados com interesse na temática.

Objetivos:

  • Refletir sobre questões atuais ligadas à Educação Especial na Educação Inclusiva, oportunizando ao educador conhecimentos que o habilitem ao exercício profissional na área e o auxiliem na avaliação, na elaboração e na implementação de projetos pedagógicos que têm como foco a Educação Inclusiva;
  • Possibilitar aos alunos um despertar consciente no que se refere à apropriação, construção de conceitos e de continua investigação (pesquisa) científica para uma melhor atuação nas questões educacionais;
  • Auxiliar o aluno na avaliação, na elaboração e na implementação de projetos pedagógicos que têm como foco a Educação Inclusiva;
  • Despertar o aluno para o pensamento inclusivo na prática pedagógica.

Estrutura Curricular:

Módulo I – Fundamentos da Educação Inclusiva

  • Aula Inaugural: Educação, Ética e Sustentabilidad.
  • Educação Inclusiva: Fundamentos e Bases Epistemológicas.
  • História e políticas da educação da pessoa com necessidades especiais no Brasil.
  • Desenvolvimento cognitivo-emocional e deficiência.
  • Metodologia da Pesquisa Científica I.
  • Psicomotricidade Aplicada a Educação Inclusiva.
  • Processos da Aprendizagem na Educação Inclusiva.
  • Didática Aplicada à Educação Inclusiva.

Módulo II – Necessidades especiais e atendimento educacional especializado

  • Atendimento Educacional Especializado na Surdez.
  • Pressupostos, Fundamentos e Intervenções nas Deficiências Físico-Motoras.
  • Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Visual.
  • Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Mental.
  • Atendimento Educacional Especializado nas Condutas Típicas.
  • Informática em Educação Especial.
  • Fundamentos de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.
  • Atendimento educacional especializado nas Altas Habilidades.
  • As Deficiências Multiplas no Contexto Inclusivo.
  • Musicalização em Contextos Escolares Inclusivos.

Módulo III – Prática de pesquisa e intervenção

  • Metodologia da Pesquisa Científica II.
  • Práticas de Intervenção Pedagógica e Atendimento educacional especializado.
  • Seminários de Pesquisa em Educação Inclusiva.

Título Concedido: Especialista em Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado.

About: isapg


Deixe uma resposta