Psicopedagogia e Educação Inclusiva

A concepção do curso nasceu do levantamento de variáveis educacionais e econômico-sociais da região de Ponta Grossa – PR. Foi identificada uma demanda por um Curso de Especialização Cuja proposta fosse de um Proporcionar Diálogo Entre as áreas de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

Apoiando-se em literatura específica, foi observado que na contemporaneidade há sensível aumento dos transtornos e dificuldades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que se vê na mídia e na esfera político-acadêmica discussões acerca dos direitos universais do ser humano, particularmente o direito à Educação.


O Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Especialização em Psicopedagogia e Educação Inclusiva do ISAPG apresenta aspectos relevantes para a realidade da região dos Campos Gerais. Tem como sede o município de Ponta Grossa, mas atinge mais de 30 municípios próximos.

A modalidade do curso é presencial, aulas quinzenais organizado em, que abordarão os Fundamentos da psicopedagogia, uma intervenção psicopedagógica e as Políticas Educacionais de Inclusão da Pessoa com Necessidades Especiais.

O curso de visto, além disso, estudar e aprofundar temas como as dificuldades de aprendizagem numa visão multideterminada, como formas contemporâneas de intervenção psicopedagógica e as estratégias de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar.

Público alvo:

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e Orientadores escolares, profissionais e graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, professores com Licenciatura Plena, e demais graduados com interesse na temática.

Objetivos:

  • Proporcionar qualificação aos profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e áreas afins, objetivando instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórico/técnica para o exercício da psicopedagogia na área clínica, institucional, bem como, na educação inclusiva;
  • Possibilitar aos alunos um despertar consciente no que se refere à apropriação, construção de conceitos e de continua investigação (pesquisa) científica na compreensão das questões educacionais;
  • Oportunizar o aprofundamento e a troca de conhecimentos, de experiências, integrando-os às ações eficazes que possam vir a contribuir para a prevenção e redução dos problemas de aprendizagem, bem como, ampliar o índice de sucesso escolar, se contrapondo aos índices de fracasso escolar;
  • Despertar para uma maior clareza nas práticas políticas e pedagógicas no que se refere às questões educacionais e capacidade de intervir no surgimento de novas e viáveis alternativas psicopedagógicas e direcionamentos positivos no processo educativo.

Estrutura Curricular:

Módulo I – Fundamentos da Psicopedagogia e da Educação Inclusiva

  • Aula Inaugural
  • Psicopedagogia – contextualização, formação e atuação profissional
  • Educação Inclusiva: Fundamentos e Bases Epistemológicas
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Psicomotricidade em Psicopedagogia e Educação Inclusiva
  • Processos da Aprendizagem e nao da Aprendizagem
  • Jogos e Brincadeiras: ferramentas para uma Intervenção Psicopedagógica
  • Neuropsicologia e Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa em Psicopedagogia
  • Módulo II – Psicopedagogia: intervenção
  • Estudos Psicopedagógicos sobre a Linguagem
  • Processos de pensamento lógico-matemático
  • Fundamentos do Diagnóstico e da Intervenção Psicopedagógica Clínica
  • Fundamentos do Diagnóstico e da Intervenção Psicopedagógica Institucional

Módulo III – Educação Inclusiva: intervenção

  • Políticas Educacionais de Inclusão
  • Fundamentos de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
  • Pressupostos e Fundamentos das Altas Habilidades
  • Pressupostos, Fundamentos e Intervenções nas Deficiências Físico-Motoras
  • Fundamentos da intervenção em Deficiências Sensoriais
  • Módulo IV – Estágio Supervisionado e Trabalho de conclusão de curso: elaboração de artigo científico
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia com Elaboração de Artigo Científico
  • Seminário de Prática de Pesquisa de Psicopedagogia e Educação Inclusiva Apresentação dos Artigos (Trabalho de Conclusão do Curso). Além de ser gerado o CD com uma produção científica, os melhores artigos Serão indicados para Serem Enviados periódicos em congressos nacionais e internacionais

Título Concedido: Especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

About: isapg


Deixe uma resposta