GESTÃO ESCOLAR E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar e Legislação Educacional, visa contribuir na formação e capacitação dos profissionais ligados à gestão escolar e organização do trabalho pedagógico e aos demais graduados nas diversas áreas do saber.

Tem como base fundamental a Gestão ligada à Legislação Educacional, os processos administrativos levando em conta a economia educacional, a gestão de pessoas, a contabilidade, e a pedagogia empreendedora.


O curso possui uma proposta que busca contemplar os estudos de produções científicas que possam contribuam para que o pós-graduando construa o conhecimento a partir das principais abordagens teórico-práticas e que possa entender os fenômenos do cotidiano da Área de Gestão e da Legislação Educacional.

Publico alvo:

O curso destina-se aos gestores de organizações públicas e privadas, de ensino básico, médio superior e profissionalizante, profissionais da educação, gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e Orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Direito, Serviço Social, professores com Licenciatura Plena, que atuam nas áreas de planejamento e informação ou demais graduados com interesse na gestão escolar e legislação educacional.

Objetivos:

  • Qualificar e especializar os profissionais para possam atuar em atividades técnico-pedagógicas que exigem conhecimentos legais e pedagógicos dos conceitos de gestão escolar e legislação educacional;
  • Instrumentalizar os profissionais que atuam na administração, contabilidade e gestão escolar de forma eficiente e eficaz para que desenvolvam uma administração que contribua para a transformação social, respeitando os princípios da gestão democrática e as características e particularidades de cada instituição de ensino;
  • Qualificar os profissionais das áreas Educação, Pedagogia, Psicologia, e demais áreas para o exercício de cargos e funções relacionados à administração, direção pedagógica e supervisão escolar, com foco no uso estratégico da informação e na criação de canais de efetiva participação para consolidação de uma gestão democrática;
  • Possibilitar aos alunos um despertar consciente no que se refere à apropriação, construção de conceitos e de continua investigação (pesquisa) científica para uma melhor compreensão das questões educacionais;
  • Oportunizar o aprofundamento e a troca de conhecimentos, de experiências, integrando-os às ações eficazes que possam vir a contribuir para a prevenção e redução dos problemas de aprendizagem, bem como, ampliar o índice de sucesso escolar, se contrapondo aos índices de fracasso escolar;
  • Despertar para uma maior clareza nas práticas políticas e pedagógicas no que se refere às questões educacionais e capacidade de intervir no surgimento de novas e viáveis alternativas psicopedagógicas e direcionamentos positivos no processo educativo.

Estrutura Curricular:

Módulo I – Fundamentos históricos e legais da Gestão Escolar

  • Aula Inaugural: Educação, Ética e Sustentabilidade.
  • Fundamentos Históricos, Legais e Pedagógicos dos conceitos de Gestão e Organização Curricular.
  • Política e Legislação do Ensino Brasileiro: Princípios Legais de Organização dos Sistemas de Ensino e Gestão da Escola.
  • Dispositivos Constitucionais da Gestão Administrativa e Organização do Trabalho Pedagógico.
  • Metodologia da Pesquisa aplicada à Gestão Escolar.
  • Aula Inaugural: Educação, Ética e Sustentabilidade.
  • Fundamentos Históricos, Legais e Pedagógicos dos conceitos de Gestão e Organização Curricular.
  • Política e Legislação do Ensino Brasileiro: Princípios Legais de Organização dos Sistemas de Ensino e Gestão da Escola.

Módulo II – Aspectos legais da Gestão Escolar: financimento, projetos e avaliações

  • Princípios legais da Gestão Financeira e Orçamentária de Instituições Educacionais.
  • Princípios Legais e Pedagógicos das Políticas Educacionais de Avaliação Institucional.
  • Gestão Escolar: responsabilidade civil dos gestores e das Instituições de Ensino.

Módulo III – Tópicos especiais em Gestão Escolar

  • A formação continuada na convergência dos dispositivos legais e pedagógicos.
  • Tendências e aspectos legais da educação inclusiva: papel dos gestores diante das necessidades educativas especiais.
  • Aspectos legais do EAD e o uso de novas tecnologias em Educação na Gestão Escolar.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente aplicado à Gestão Escolar.
  • Considerações Legais e Pedagógicas das ações de Planejamento Escolar no enfrentamento do fracasso escolar.

Módulo IV – Prática de pesquisa

  • Metodologia Científica – Elaboração de artigo.
  • Trabalho de Conclusão de Curso (atividade extraclasse) / Estudos Independentes e Artigo Científico.
  • Seminário de Pesquisa de apresentação de artigos

Título Concedido: Especialista em Gestão Escolar e Legislação Educacional.

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