Cadastro Unificado

Agora o cadastro de usuarios do site está unificado, isso significa que você não precisará mais fazer um novo cadastro a cada ano, ou ter um cadastro para o Congresso e outro para os Workshops.

Somente com o seu e-mail e senha, você terá acesso a todos os recursos restritos do site.



Login do Usuário

Não é cadastrado ainda?
Cadastre-se agora!

 
 


 


Realização de 14 a 18 de Novembro de 2014

 


  * PESQUISAR PELO “NOME” no “LOCALIZAR ou BUSCAR” de seu note, tablete, celular, etc.



SALA: A 05                GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a):  Dra. Patrícia Camera Varella da Luz (UEPG, PR, BR)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO PIBID ARTES VISUAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE

Autores:

Gardner de Andrade Arrais (UECE, Ceará, Brasil)

Maira Gutierres Gonçalves(UECE, Ceará, Brasil)
Regiane Rodrigues Araújo (UECE, Ceará, Brasil)
Wendel Alves de Medeiros (UECE, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

A FORMAÇÃO NO CURSO DE ARTES VISUAIS: NARRATIVAS SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES

Autores:

Dalma Persia Nelly Alves Nunes (UFU, MG, Brasil)

Narciso Laranjeira Telles (UFU, MG, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES E METAMORFOSES A PARTIR DE NARRATIVAS DAS(OS) ESTUDANTES

Autor:

Myriam Fernandes Pestana Oliveira (FSG,ES, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

SALA DE AULA: RELATOS DE UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DO PAPEL DE PROFESSOR

Autores:

Carmen Ivanete D'agostini Spanhol (UNESPAR - FAP, PR, Brasil)

Thayse Smek Uberna (UNESPAR - FAP, PR, Brasil)

Yara Besduchi (UNESPAR - FAP, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

ENSINO EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um olhar sobre a formação docente e a práxis pedagógica neste contexto

Autor:

Sueli Levandoski Furtado Paroni (SED/ FUNLEC, MS, Brasil)

 

SALA: A 06         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Renata Wilner (UFPE, PE, BR)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

EXPERIMENTANDO UMA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Autores:

Ana Claudia de Sousa Farias (Centro de Artes/URCA/ CE/BR)

Fabio Jose Rodrigues da Costa (Centro de Artes/URCA/ CE/BR)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

INTERDISCIPLINARIDADE, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM ARTE: OS OBJETOS PESSOAIS COMO PONTO DE PARTIDA

Autores:

Claudio Luiz Garcia (UEL, PR, Brasil)
Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza (UEL, PR, Brasil)
Ronaldo Alexandre de Oliveira (UEL, PR, Brasil)
Rosangela Almeida Lopes (ILECE, PR, Brasil)
Vera Lúcia Martins (SEED, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

LUDICIDADE, CORPOREIDADE E ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPG

Autor:

Gisele Brandelero Camargo(UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

O ESPAÇO MUSEOLÓGICO COMO GERADOR DE POÉTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

Autor:

Maria Cristina Blanco (USP - Universidade de São Paulo, SP, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

ORIENTAÇÃO DE TCC NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - PARFOR: METAMORFOSES DE PROFESSORES E ALUNOS

Autores:

Daniely Meireles do Rosário (ICA/UFPa., Pará, Brasil)


Idanise Sant'Ana Azevedo Hamoy (ICA/UFPa., Pará, Brasil)


Isis de Melo Molinariantunes (ICA/UFPa., Pará, Brasil)

 

SALA: A 07           GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO- COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Mestre Luciano Parreira Buchmann (FAP-UNESPAR, PR, BR)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

PROFESSORAS E SUAS ESCOLHAS: ESTRATÉGIAS À DOMINAÇÃO MASCULINA NO ENSINO DA ARTE POR MEIO DO GRUPO DE ESTUDOS EM ARTES VISUAIS – Polo Arte na escola da FAP.

Autores:

Luciano Parreira Buchmann (FAP-UNESPAR,PR, Brasil)

Mariana Galli Figueiredo (FAP-UNESPAR, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

PROVOCAÇÕES ESTIMULADORAS PARA FAZER E COMPREENDER ARTES VISUAIS

Autores:

Raquel de Santana Santos (CENTRO DE ARTES/URCA, CE., Brasil)

Fabio Jose Rodrigues da Costa (CENTRO DE ARTES/URCA, CE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

SER PROFESSOR DE ARTE

Autor:

Ana Paula Boaventura Mota de Lima (ESC/ São Paulo/ Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

THE END, O INÍCIO – COLAGEM SOB COLAGEM SOB COLAGEM...

Autores:

Rafael Vilarouca Peixoto Correia (Centro de Artes/URCA, Ceará, Brasil)

Fabio Jose Rodrigues da Costa (Centro de Artes/URCA, Ceará, Brasil)
Fábio Tavares da Silva(Centro de Artes/URCA/Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

UM SUSPIRO E A ARTE EDUCAÇÃO: A mediação artística como inspiração para uma educação poética

Autores:

Carolina Mesquita Clasen (UFPel, RS, Brasil)

Carolina Corrêa Rochefort (UFPel, RS, Brasil)

 

SALA: A 16        GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a):  Dra, Christina de Souza Lima Rizzi (ECA-USP, SP, BR)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

A MEMÓRIA DA CERÂMICA DE ICOARACI: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES CULTURAIS

Autores:

Larissa Gabrielle Mendes Cavalcante (Prefeitura Municipal de Belém, Pará, Brasil)

Tamires Almeida do Vale (Prefeitura Municipal de Belém, Pará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

ACORDES: OFICINAS MUSICAIS COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM

Autor:

Flora Alves Ruiz (IF Baiano, Bahia, BR)

Área:

[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.

Título:

SUBSÍDIOS PARA A MEDIAÇÃO EM MUSEU DE ARTE: A COLEÇÃO PREPARAÇÃO

Autor:

Maria Helena Wagner Rossi (Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

APRENDIZAGEM DA ARTE E VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores:

Neuci Martins Ribeiro (UEPG, Paraná, Brasil)

Ana Luiza Ruschel Nunes (UEPG, Paraná, Brasil)

Marcelo Luiz Pacholok (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

ARTE E MATERIALIDADE, QUE SEJA ETERNO ENQUANTO DURE

Autor:

Alberto Rodrigues dos Santos (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SP, Brasil)

 

SALA: A 20            GT: TEATRO

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a):  Mestre Robson Rosseto (Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, PR, BR)

Área:

[Teatro] Poéticas e práticas teatrais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

DO METATEATRO AO PROCEDIMENTO OU METATEATRO COMO PROCEDIMENTO

Autor:

José Flávio Gonçalves da Fonseca (UFC, Ceará, Brasil)

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

OFICINA DE TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA NA ETI PROFESSORA ANTONIETA CALS

Autores:

Elvis Jordan Santos Farias (IFCE, Ceará, Brasil)

Larissa de Paula Cândido (IFCE, Ceará, Brasil)

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

O TEATRO NO ESPAÇO ESCOLAR: NARRATIVAS AUTOETNOGRÁFICAS SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO/UFMA

Autor:

Jorge Milton Ewerton Santos (UFMA, Maranhão, Brasil.)

Área:

[Teatro] Poéticas e práticas teatrais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

O TEATRO NA ESCOLA: PRÁTICA PLURAL E INTERDISCIPLINAR – UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autor:

Benedito José Pereira (UMa, Madeira, Portugal)

Área:

[Teatro] Poéticas e práticas teatrais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

UMA ÁRVORE DE MULTIPLAS HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM AS CRIANÇAS MARAVILHOSAS DE UM TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:

Grazielle Eloísa Balduino (Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil)

Myrtes Dias da Cunha (Universidade Federal de Uberlândia - FACED/PPGED, Minas Gerais, Brasil)

 

SALA: A 103            GT: DANÇA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dr. Marcilio de Souza Vieira (UFRN, RN, Brasil)

Área:

[Dança] Educação em Dança em Projetos Sociais.

Título:

A DANÇA APLICADA AO ENSINO FORMAL

Autor:

Marcilio de Souza Vieira (UFRN, RN, Brasil)

Área:

[Dança] Histórias: documentações, acervos e narrativas.

Título:

GRUPO DE BALÉ AÉREO DA UEA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO AR

Autor:

Yara dos Santos Costa (UEA, Amazonas, Brasil)

Área:

[Dança] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do Professor de Dança.

Título:

(INS) (ES) CRITAS NO/DO CORPO DANÇANTE

Autor:

Neila Baldi (UESB, Bahia, Brasil)

Área:

[Dança] Múltiplas Culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

O SEGUINTE OLHAR: PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA COM UMA BAILARINA DEFICIENTE VISUAL

Autor:

Marina Alves Mota (UFPA, Pará, Brasil)

                Área:

[Dança] Pesquisa na Educação em Dança: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

ASSOCIAÇÃO DANÇA CARIRI:PROCESSOS FORMATIVOS QUE TRANSFORMAM O AMBIENTE DA DANÇA NO INTERIOR SUL DO CEARÁ

Autores:

Alysson Amancio (URCA/UFRN, Ceará/Rio Grande do Norte, Brasil)

Teodora Alves (UFRN, Rio Grande do Norte, Brasil)

Área:

[Artes Visuais à Dança ]  Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

UM MERGULHO NO RIO DA VELHICE: PROPOSTAS DE ENSINO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA

Autor:

Leida Maria Willott Pereira (UFPA-Pará-Brasil)

 


SALA: A 104                 GT: MUSICA

GRUPO DE TRABALHO 8 - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Drndo. Ronaldo Silva (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Música] Histórias: documentações, acervos e narrativas.

Título:

MAESTRO WILSON FERNANDO GÓES FARAGO: ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NA CATALOGAÇÃO DE SUAS OBRAS MUSICAIS

Autor:

Cassiano Rodrigues Vaz (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Música] Histórias: documentações, acervos e narrativas.

Título:

PRÁTICAS CULTURAIS EDUCATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DO CENÁRIO MUSICAL NO BRASIL: AS PARTITURAS EM REVISTAS

Autor:

Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves (UFMG, Minas Gerais, Brasil)

Área:

[Música] Poéticas e práticas musicais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.

Título:

A MÚSICA COMO MEDIAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO DE SI E DO MUNDO

Autores:

Tânia Maria de Sousa França (UECE, Ceará, Brasil)

Emiliana de Paiva Gondim (Colégio Ari de Sá, Ceará, Brasil)

Maria Zenilda Costa (UECE, Ceará, Brasil)

Iany Bessa Silva Menezes (MEC, Ceará, Brasil)

Área:

[Música] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Música.

Título:

INVESTIGAÇÃO DE EXPRESSIVIDADES SONORAS VOCAIS PARA COMPOSIÇÃO MUSICAL: “O que vem depois!?”

Autor:

Carine Nunes (UNICENTRO, Paraná, Brasil)

 

SALA: A 105                  GT: TEATRO

GRUPO DE TRABALHO 7 - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a) Dr. José Mauro Barbosa Ribeiro (Instituto de Artes da UnB-Arte educação/Teatro/UnB, BR)

Área:

[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.

Título:

A IMAGINAÇÃO EM VIGOTSKI - O ENSINO DE TEATRO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor:

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio (UFT, TO, Brasil)

Área:

[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.

Título:

CARDUMES EM TUBULAÇÕES CONDUZIDAS NUM TEATRO SEM DIREÇÃO: Um olhar contemporâneo sobre conduções teatrais na escola

Autor:

Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante (Instituto Federal, RN, Brasil)

Área:

[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.

Título:

DEAMBULAÇÕES E TRIANGULAÇÕES: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ARTE E SUAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Autor:

Galiana Brasil (Universidade Católica de Pernambuco, Pernambuco, Brasil)

Área:

[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.

Título:

DRAMATURGIA INFANTIL: DO OBJETO AO TEXTO

Autor:

Suze Léa Mendes Ferreira de Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil)

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

TEATRO COLABORATIVO NA ESCOLA PÚBLICA

Autor:

Silvia Muniz Werneck (UNIRIO. RJ. Brasil)

 

SALA: A 108           GT: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dr. Ronaldo Alexandre Oliveira (UEL, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NO PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS

Autor:

Maria de Fátima Pinheiro dos Santos (UFPA, Pará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

ENTRE A SALA DE AULA E O MUSEU: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO.

Autores:

Ana Carolina Gonçalves Cunha, (UFPA, PARÁ, BRASIL)

Camila Ferreira dos Santos Freire, (UFPA, PARÁ, BRASIL) ver ordem dos inscritos artigos

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

EXPERIEMENT_ART: PROVOCANDO A MEMÓRIA VISUAL PARA UMA EXPERIMENTAÇÃO PICTÓRICA

Autores:

Larissa Rachel Gomes Silva (Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil)

Ana Cláudia Lopes de Assunção (Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação à Docência.

Título:

QUANDO A EXPOSIÇÃO VAI PARA SALA DE AULA

Autores:

Fabiana Souto Lima Vidal (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Adélia Maria Araújo de Oliveira (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Ariana NualaReithler Pereira de Lima (UFPE, Pernambuco, Brasil)

João Rafael Silva Santos (UFPE, Pernambuco, Brasil)

Área:

[Dança] Iniciação à Docência.

Título:

PIBID DANÇA UFPE: RELATOS SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSDISCIPLINAR ENTRE DANÇA E TEATRO

Autores:

Francini Barros Pontes (UFPE, PE, Brasil)

Ana Cristina da Silva Lira (UFPE, PE, Brasil)

Monique Lemos Vaz de Oliveira (UFPE, PE, Brasil)

Simone Maria dos Santos (UFPE, PE, Brasil)

Valesca Teixeira da Silva (UFPE, PE, Brasil)

 

SALA: A 114          GT: INICIAÇÃO CIENTÍFICA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Roberta Puccetti (UEL, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

Autores:

Kylvia Rocha de Castro e Silva (IFCE, Ceará, Brasil)

Natalice Ribeiro Garcia (IFCE, Ceará, Brasil)

Estefânia Pessoa Sousa (IFCE, Ceará, Brasil)

Joélia Silva Cavalcante (IFCE, Ceará, Brasil)

Cristianne de Sousa Bezerra (IFCE, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

COLEÇÃO GEORGE EASTMAN: ANÁLISES E CONSIDERAÇÕES SOBRE A FOTOGRAFIA DO NU NA POÉTICA ARTÍSTICA

Autor:

Celina Woytecken de Carvalho (UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

CURSINHO UEM E O ENSINO DE ARTES PRÉ-VESTIBULAR

Autores:

André Luís Onishi (UEM, PR, BR)

Sonia Maria da Costa Mendes (UEM, PR, BR)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

ENSINO DE ARTE EM MATO GROSSO DOS SUL: REGISTRO E CATALOGAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS - 1975 A 1979

Autores:

Thais Acosta dos Santos (UFMS, MS, Brasil)

Vera Lúcia Penzo Fernandes (UFMS, MS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

ENTRELAÇAMENTOS NA OBRA “AO ESTILO DE BACH” DE PAUL KLEE COM A REPRESENTAÇÃO PLÁSTICA DA SONATA N. 6 DE BACH

Autores:

Eloilma Moura Siqueira Macedo Jales (IFCE, CE, Brasil)

José Maximiano Arruda Ximenes de Lima (IFCE, CE, Brasil)

 

 

SALA: A 116         GT: INICIAÇÃO CIENTÍFICA

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Cristiane Hatsue Vital Otutumi (UNESPAR/EMBAP, PR, BR) e

               Drnda.Sandra Borsoi,DEARTES/UEPG/PR

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

INFÂNCIAS: O DESEJO DO OUTRO.

Autores:

Mariana Baldassaune de Holanda (UEL, Paraná, Brasil)

Ronaldo Alexandre de Oliveira (UEL, Paraná, Brasil)

Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt (UEL, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA/MA: como são abordadas nas aulas de Arte nas escolas municipais?

Autores:

Karina Veloso Pinto (IFMA, MA, Brasil)

Risielly Mota Silva (IFMA, MA, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

O USO DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SAÚDE AMBIENTAL

Autores:

Kylvia Rocha de Castro e Silva (IFCE, Ceará, Brasil)

Estefânia Pessoa Sousa (IFCE, Ceará, Brasil)

Joelia Silva Cavalcante (IFCE, Ceará, Brasil)

Natalice Ribeiro Garcia (IFCE, Ceará, Brasil)

Cristianne de Sousa Bezerra (IFCE, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Iniciação Científica.

Título:

PERFORMANCE NO ENSINO DE ARTE: UMA VIVÊNCIA COM BASE NA ABORDAGEM TRIANGULAR NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Autores:

Gustavo Henrique da Silva Pereira (IFCE, Ceará, Brasil)

José Maximiano Arruda Ximenes de Lima (IFCE, Ceará, Brasil)

Área:

[Música] Iniciação Científica.

Título:

CONTRIBUIÇÕES DE DOIS EDUCADORES DOS MÉTODOS ATIVOS PARA O ESTUDO NA PERCEPÇÃO MUSICAL

Autores:

Bruna Carla Hendges (UNESPAR-EMBAP, Paraná, Brasil)

Cristiane Hatsue Vital Otutumi (UNESPAR-EMBAP, Paraná, Brasil)

 

SALA: A118              GT: TEATRO

GRUPO DE TRABALHO- COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a):  Dr. Adilson Florentino (Universidade Federal Do Rio De Janeiro. UNIRIO, RJ, BR)

Área:

[Teatro] Epistemologia, Política Educacional, Práticas Educativas em Teatro: realidade latinoamericana e mundial.

Título:

TEATRO DE CULTURA POPULAR: BASES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS

Autor:

Rudimar Constâncio (Universidade da Madeira, Funchal, Portugal)

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

DA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA À CONSTRUÇÃO DE UMA POÉTICA DOCENTE: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE ARTISTAS/DOCENTES NO ENSINO DE TEATRO UNIVERSITÁRIO

Autor:

Valéria Gianechini de Araújo (IARTE/UFU, MG, Brasil)

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS QUE GERAM CONHECIMENTO

Autor:

Pryscilla Santos de Carvalho (UFMA, Maranhão, Brasil)

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

POSSIBILIDADES ESTÉTICAS E PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ESPECTADOR

Autor:

Eneila Almeida dos Santos (UEA, Amazonas, Brasil)

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

CONVERSA: LUGAR DE CONVÍVIO E ESPAÇO DE NARRATIVAS

Autor:

Tatiana Schunck, UNESP, São Paulo, Brasil.

Área:

[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

DIÁLOGO IMAGINÁRIO: SOROBÔ CONTEMPORÂNEO

Autores:

Cristiane Santos Barreto


SALA: A 120         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Madalena Zaccara (Universidade Federal de Pernambuco, PE, BR)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

SENSIBILIDADE E ARTE UM CAMINHO DE SUPERAÇAO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores:

Adriana Alves Bonfim Cardoso (Centro de Artes, URCA, CE, Brasil)

Fábio José Rodrigues da Costa (Centro de Artes, URCA, CE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.

Título:

A LEGITIMAÇÃO DE UMA ESTÉTICA AFRO-BRASILEIRA: IDEOLOGIA E GOSTO DA EXPRESSÃO COLONIAL

Autores:

Soane Piuna Batista de Souza (UFMS,MS,BRASIL)

Paulo César Antonini de Souza (UFMS,MS,BRASIL)

Área:

[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.

Título:

O PENSAMENTO KEPESIANO E SEU IMPACTO NO CONHECIMENTO DA LINGUAGEM VISUAL NO BRASIL – NOTAÇÕES PRELIMINARES

Autor:

Edison Farias (Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, Pará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

A UTOPIA NO ESPAÇO SOCIAL E ARTÍSTICO CONTEMPORANEO: TRANSFORMAR REALIDADES ATRAVÉS DA ARTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AÇÃO DO MOVIMENTO INTERCULTURAL IDENTIDADES.

Autor:

Madalena Zaccara (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

CADERNO DE ARTISTA: REGISTROS QUE REVELAM OLHARES DA ARTE E DA EDUCAÇÃO

Autor:

Clarissa L. Suzuki (USP, São Paulo, Brasil)

 

SALA: A 205         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta (UFPR, PR, Brasil).

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

DOCÊNCIA E ARTE CONTEMPORÂNEA: POSSÍVEIS ENCONTROS E APROXIMAÇÕES

Autores:

Carmen Lúcia Capra (UERGS; UFRGS, RS, Brasil)

Deborah Vier Fischer (UFRGS, RS, Brasil)

Karine Storck (UFRGS, RS, Brasil)

Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUSEU DO FUTEBOL: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO ACESSÍVEL

Autores:

Gabriela Lopes Ventola (Museu do Futebol, São Paulo, Brasil)

Leilyanne Ferreira Marques da Silva (Museu do Futebol, São Paulo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E A PRODUÇÃO DO GRUPO GUERRILLA GIRLS

Autor:

Camila Bourguignon de Lima(UEPG, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

UM MERGULHO NO RIO DA VELHICE: PROPOSTAS DE ENSINO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA

Autor:

Leida Maria Willott Pereira (UFPA-Pará-Brasil)

  

SALA: A 218         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dr. Carlos Willians Jaques Morais (UEPG, PR, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

A ARTE INCLUSIVA E A INCLUSÃO DA ARTE: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores:

João Guilherme Barreto PrandiniRicieri(FAC, Paraná, Brasil)

Mateus Mioto dos Santos (Unioeste, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

ENTRE MONSTROS E MONSTRUOSIDADES: O DIÁLOGO DO REAL E DO FICTÍCIO NA GENEALOGIA DO CORPO MONSTRUOSO

Autor:

Rafael Leite Freire(UFRN, RN, BR)

Área:

[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.

Título:

UMA ABORDAGEM CONECTIVISTA PARA CONHECER A ARTE, A HISTÓRIA E A CULTURA DA ÁFRICA

Autor:

Junia de Barros Braga Vasconcelos (UFPA, PA, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

DENTRO E FORA DO LIVRO: QUAL É O SEU IDEAL DE BELEZA?

Autor:

Carla Marinho Brito (CEPAVCP, AP, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

QUETZALCOATLUS, UM PROCESSO DE CRIAÇÃO NO JARDIM DAS POSSIBILIDADES

Autor:

João Eudes Ribeiro Machado Filho (URCA, Ceará, Brasil)

Francisco dos Santos (URCA, Ceará, Brasil)

 

SALA: A 221       GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Moema Martins Rebouças (UFES,ES, BR)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

A ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTE.

Autores:

Angela Maria de Andrade Palhano (Unidavi, SC, Brasil)

Giovana Bianca Darolt Hillesheim (Unidavi, SC, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

ARTES VISUAIS NO BANCO DE TESES DA CAPES: DILEMAS E APONTAMENTOS SOBRE O PROBLEMA DA PESQUISA

Autor:

Tania Regina Rosseto  (Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

COMER COM OS OLHOS: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE VISÃO E PALADAR

Autores:

Gabriela Silva Domiciano (FAV-UFG, Goiás, Brasil)

Raimundo Martins (FAV-UFG, Goiás, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

COMO TUDO COMEÇOU: A MEMÓRIA DE UMA COLEÇÃO

Autor:

Moema Martins Rebouças (UFES, ES, Brasil)

Maria Gorete Dadalto Gonçalves (UFES,ES, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

DOCÊNCIA ORIENTADA EM ARTES VISUAIS: ENTRE A PINTURA E A GRAVURA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:

Leandro Serpa (UDESC, SC, Brasil)  

Jaciele Lampert (UDESC, SC, Brasil)


SALA: A 222        GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Mestre Sonia Tramujas Vasconcellos (UNESPAR, PR, BR)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

MARCAS VISUAIS COMO MODO DE LEITURA E DE INVESTIGAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

Autores:

Sonia Tramujas Vasconcellos (UNESPAR, Paraná, Brasil)

Justin P. Sutters (SIUE, Illinois, EUA)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

O EU E O LUGAR EM QUE HABITO

Autores:

Ana Claudia de Sousa Farias (URCA, Ceará, Brasil)

Francisco dos Santos (URCA, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

PRÁTICAS ARTÍSTICAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTÉTICA E POLÍTICA NO TRABALHO DA ARTISTA EDUCADORA TANIA BRUGUERA

Autor:

Carlos Weiner Mariano de Souza (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

PESQUISA EM ARTE E EDUCAÇÃO: EXPANSÃO DE POSSIBILIDADES

Autores:

Carla Giane Fonseca do Amaral (UFRGS, RS, Brasil)
Inês Cristina de Melo Mamede (UFRGS, RS, Brasil)
Luciana GruppelliLoponte(UFRGS, RS, Brasil)
Oscar Yecid Bello Bello(UFRGS, RS, Brasil)
Vanessa Priscila da Costa (UFRGS, RS, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

PROFESSOR DE ARTE, ARTISTA PLÁSTICO E ALUNO DE PEDAGOGIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Autores:

Rosana Lucia Paste(UFES, ES, BRASIL)

Veronica Devens Costa (UFES, ES, BRASIL)

 

SALA: A 223         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (PPGEA/ UDESC, SC, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

ARTE E INFÂNCIA: OFICINA PARA EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL

Autores:

Elisa Muniz Barretto de Carvalho (Escola SESI Uberaba, MG, Brasil)

Cristina Barbosa Morel (ASEIJ Colégio N. Sr.ª das Dores, MG, Brasil)

Edna Márcia Duarte Toffoli (Colégio Tiradentes, MG, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.

Título:

FORMAÇÃO CONTINUADA: ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA COM ARTE NA ESCOLA

Autores:

Maria da Penha Fonseca (SEDU/FNM, ES, Brasil)

Elaine Karla de Almeida (SEDU/UFES, ES, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor:

Maristela Sanches Rodrigues (UNESP, São Paulo, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO E O ENSINO DE ARTES VISUAIS: O QUE DIZEM OS ARTIGOS DOS PERIÓDICOS? (2004-2010)

Autor:

Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França



SALA: A 225         GT: ARTES VISUAIS

GRUPO DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL (slides)

Mediador(a): Dra. Andréia Weiss (UFES, ES, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM DO GRAFFITI: ESCRITA URBANA

Autor:

Maria Rosalina Souza Pereira Miguel (SME/PMU/Minas Gerais/Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.

Título:

SENSIBILIDADE E ARTE UM CAMINHO DE SUPERAÇAO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores:

Adriana Alves Bonfim Cardoso (Centro de Artes, URCA, CE, Brasil)

Fábio José Rodrigues da Costa (Centro de Artes, URCA, CE, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: ALGUMAS NOTAS SOBRE O DIÁRIO DE AULA

Autor:

Angélica D’Avila Tasquetto (UFSC, SC, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

FORMAS DE R(EXISTÊNCIA): A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO BÁSICO

Autores:

Marcos Oliveira Lopes  (Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil)

Charles Vasconcelos Vale (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Ceará, Brasil)

Área:

[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.

Título:

SIGNIFICAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR PELO OLHAR DAS CRIANÇAS: A DIALOGIA NO CONFAEB EM BUSCA DE PALAVRAS OUTRAS

Autores:

Jhonathas Andrade do Nascimento (UFES, Espírito Santo, Brasil)

Aline Teixeira da Silva (UFES, Espírito Santo, Brasil)

Larissa Zanin (UFES, Espírito Santo, Brasil)



VER PROGRAMAÇÃO - GRUPOS DE TRABALHO 
XXIV CONFAEB - Todos os Direitos Reservados.